Todo mundo está cansado de ler e reler sobre as Raças de um Cenário de RPG, seja para saber quantos pontos de Atributo ou Habilidade podem gastar, seja para encontrar aquela Vantagem especial. Bom, aqui não é diferente. Porém, não é o que quero discutir agora. Venho trazendo 6 Curiosidades acerca das principais raças do Mundo de Arkana. Será que você já conhecia alguma?
Anão
1) Os Anões costumam beber até ficarem quase bêbados – se isso é possível – pois a alta resistência de seus corpos, incluindo seus anticorpos, fazem com que eles percam a melhor parte de beber, que é esquecer dos seus problemas. A bebida Anã é pelo menos 5x mais forte que a média normal.
2) Bebês Anões não possuem barba (quão louco seria se tivessem), mas com oito ou dez anos já poderiam trançar uma “corda” que suportaria até 5kg sem muitos problemas. “Thôrdin Vig Dan”, a possível força de um Anão.
3) Dizem que ao ver um Anão sem barba é estar próximo da morte… Pois nenhum Anão orgulhoso deixaria alguém vê-lo dessa maneira! Mas tem alguns que nem ligam, e se permitissem, poderia notar que todos tem uma marquinha no queixo, sem exceção.
4) Anões costumam medir sua amizade na Queda-de-Braço. Se você perder facilmente um desafio desses, significa que sua amizade é fraca e se você ganhar facilmente, significa que seu espírito e Anão. “Eko pavrn tô gham agaken”, faça valer seu fôlego de vida.
5) A amizade dos Anões pode ser realmente difícil de conseguir, provavelmente pelo temperamento tempestuoso, porém, ao conseguir, você terá um amigo para o resto da vida. Anões não possuem medo nem receio de morrer por um amigo.
6) Mulheres Anãs são tão fortes, se não mais, quanto aos homens e elas também possuem Barba, mas é comum vê-las sem e quase impossível vê-las tirando. Cuidado para não espiá-las, essas baixinhas são bem temperamentais.
Angel
1) Os Angels possuem asas em plumas brancas, negras e, raramente, vermelhas, e mesmo assim quase nunca verá um voar. Alguns não gostam de voar, não pela sensação, mas pelo orgulho de não se comparar aos pássaros. Vai entender, né?
2) Dizem que o olhar do Angel permitem que veja toda Verdade do mundo, mas peça para que olhe um espelho e não conseguirá focar a si mesmo por alguns minutos. Se ele é um identificador natural de mentira, não saberia se está mentindo mesmo se quisesse, que ironia, não?
3) Os Angels não são anjos como alguns acreditam, você nem saberia dizer se eles realmente são “bons” tanto quanto as lendas costumam dizer, só resta confirmar e encontrar um “bom” Angel no caminho de sua peregrinação.
4) Angels podem esconder suas asas de maneira mágica, mas se pedir para um remover a camisa, verás que há duas gigantescas “manchas” onde elas deveriam estar. Bem, não faria muita diferença se passar por humano considerando que a maioria é “gigante” e facilmente se destacaria do restante.
5) Mesmo com todo seu tamanho, se der uma caneca de cerveja, da mais vagabunda, pode ver um cair igual uma tora de árvore. Angels são bem fracos quando a questão é bebida, isso inclui até mesmo a água. Se não tiverem certeza de sua origem, é certeza que ficaram no “banheiro” durante algumas horas.
6) Angels conseguem criar uma pequena centelha mágica nas pontas do dedo. Não serviria como uma tocha à noite, mas é engraçado ver uma cena clássica de “dedo brilhante”. Essa mesma luz é vista como uma auréola sob suas cabeças. Se a ver algum dia, pergunte ao Angel se ele teve uma ideia.
Ashay
1) Ashays costumam ter uma variação de cor relativamente estranha, no entanto, o mais comum é encontrar nas cores azul, azul turquesa e ciano. Se ver uma de qualquer outra cor, saiba que alguém pulou a cerca. Eu já comentei que elas podem ter filhas com quase qualquer coisa?
2) Você pode até não achar, mas o “cabelo” da Ashay é um material cartilaginoso semi flexível, ou seja, ele não voa com os ventos, mas ainda pode ser acariciado com os dedos. Pelo menos elas não precisam se preocupar com o frizz.
3) Apesar de não ter nenhuma relação com os peixes ou o mar, é certo que a Ashay “seca” quando está em lugares muito quente ou sem umidade, as vezes até pode vê-las trocar de cor, ainda que bem raro. “as-hay secou” é um trocadilho bem infame, cuidado para não ser pego falando isso por aí.
4) Ashays costumam ter um corpo voluptuoso e com “boas” curvas, isso faz com que elas chamem atenção de maneira estranha até mesmo para animais que nem deveriam. Se isso é charme, magia ou algo sobrenatural, ninguém sabe.
5) Ashays podem acessar lembranças e memórias de outras criaturas apenas tocando-as com as mãos. Por isso mesmo é comum dizer “Aperto (de mão) de Ashay” quando você está procurando algo a mais do que um simples “oi”.
6) Dizem que as Ashays vieram das estrelas, e até pode ser verdade. Se pedir para que uma mostre seu corpo (ou parte dele) durante uma noite estrelada, verás como pequenos fragmentos luminosos compõem sua beleza como se pudesse ver parte do infinito universo.
Deviluke
1) Quase todos Devilukes são capazes de esconder sua presença de TUDO, claro, desde que saiba utilizar dessa sua habilidade sobrenatural. Outra vez um quase conseguiu fugir de uma baita confusão, mas ele esquecendo de sua cauda, que na cara de um guarda foi, revelou sua posição. A expressão “fugir com o rabo preso” nunca foi mais coerente.
2) Falando na cauda do Deviluke, este “membro” parece ter vida própria uma vez que o Deviluke normalmente não tem controle sobre ela até a maioridade. Para evitar qualquer problema com ela, normalmente prendem na cintura esse membro vacilão. Até porque se deixassem esse baita “rabão” por aí, acabaria atingindo muita gente sem querer.
3) Devilukes não conseguem esconder suas asas igual aos Angels, mas desde que não interajam diretamente com qualquer outra criatura, é como se eles nunca tivessem ali. Você já o viu algum dia? Sério?
4) O Deviluke é tão malvisto no mundo que se verem um, é provável que na manhã seguinte apareça um grupo gigante com tochas e garfos nas mãos. Para a maioria um Deviluke é um demônio em pessoa.
5) Falando nisso, o Deviluke consegue falar a língua dos demônios – Navieh Infernal – como se fosse a sua própria e as vezes até sem saber. Mas, lembre-se, ele não é um demônio.
6) O feminino de Deviluke é Devilukean, e todos costumam ter um nome único e gigantesco, mas ninguém lembra e por isso todos da raça são chamados apenas de Deviluke. Será porque o Deviluke consegue apagar da memória sua existência?
Dragonian
1) Dragonian nascem de um ovo. Sim! Um estranho e magistral ovo de dragão. E quando “chocam” podem estar na forma de uma criança ou de um pequeno dragão filhote. Ao mesmo tempo que são criaturas fofas, podem queimar todo seu cabelo, então tenha cuidado.
2) Dragonians costumam crescer tão rápidos que em poucas horas, ou no mais tardar alguns dias, já estariam na fase de aborrecente. Essa super evolução as vezes não acompanha sua “mentalidade”, que dependendo do local ao redor, pode ser extremamente perigoso para ele próprio e todos outros. Por isso mesmo muitos os colocam como Sempre-Rebeldes.
3) Mesmo que seja incerto, dizem que um Dragonian é a encarnação de um dragão-celestial na forma humana. Ainda assim, cada Dragonian possui partes escamosas ou de armadura óssea com a coloração de sua linhagem: vermelho, negro, azul, verde, etc. Mesmo que o Dragonian possua uma cor diferente do vermelho, em sua forma de dragão ainda será capaz de lançar-fogo.
4) Dragonians costumam se transformar em sua forma dracônica quando estão em situação de medo, ansiedade ou até mesmo num leve espirrar. Claro que eles aprendem a controlar isso, mas imagine você estando em uma taverna e de repente seu amigo Dragonian começa a espirrar.
5) Voar para um Dragonian é tão natural que se ele pudesse dormir voando, eles seriam uma raça mais feliz. Falando nisso, um Dragonian costuma dormir de 12 a 16 horas por dia. Haja sono.
6) A parte “humana” de um Dragonian é apenas uma ilusão acerca de sua verdadeira forma e poder. Isso inclui que tudo que o corpo humano faz é apenas um reflexo do dragão. Não fique surpreso se o Dragonian comer uma vaca inteira em poucos minutos e não te deixar nem um pedaço de carne depois.
Elfo Dalish
1) Uma vez realizaram uma aposta: quem era o melhor caçador, um Elfo ou uma Águia-do-Rei? No final do desafio, o elfo não tinha trazido nenhuma das presas marcadas, mas a Águia-do-Rei trouxera junto com os animais todas as flechas lançadas pelo Elfo.
2) O Elfo é tão ligado a Natureza ao redor que dizem sentir leves picadas ou arrepios no corpo quando algo acontece na floresta. Eu que não vou discordar.
3) Se você for até um baile de máscara e subitamente encontrar um(a) belo(a) Elfo(a), não tenha medo de pedir para dançar e nem se preocupe com qualquer murmúrio sobre isso. Afinal“É Elfo né”.
4) Dizem que os Elfos são as criaturas mais belas de Thedas, mas não se enganem. Eles são exímios assassinos, seja na batalha com adagas, seja na batalha de palavras. Apesar de não ser um sentimento comum compartilhado com a raça, a teimosia parece fazer parte deles.
5) Dalish significa literalmente “floresta” e normalmente utilizamos para definir um Elfo que tenha preservado parte de sua antiga cultura. Por outro lado, Dalish também é conhecido como Orgulhoso, e isso ninguém pode negar. O nariz de um Elfo só não é mais empinado pois eles têm medo de levar um Raio.
6) Elfos são tão leves que se caminharem por cima da neve, sequer afundariam. Alguns rumores dizem que eles seriam capazes de andar até pelas águas, mas isso já é meio absurdo. Se você os colocassem nos ombros, provavelmente cairia por desequilíbrio, não é muito fácil carregar algo que não condiz com sua “forma”.
Elfo Lunar
1) Um Lunare, ou Elfo Lunar, é um tipo de “Elfo” conhecido por sua pele pálida normalmente com tons cinza e cabelos violeta. Eles são bem mais altos que seus primos distantes e costumam falar de maneira pausada. Se você for uma pessoa energética, provavelmente vai acha-los chatos. Uma vez um grupo pediu auxílio para um Elfo Lunar e quando anoiteceu, não sabiam se ele falava do mesmo assunto ou se já estava em outro.
2) O Elfo Lunar é uma das poucas criaturas de Thedas capazes de armazenar grandes quantidades de informações e conhecimentos. Se ele viveu bastante, já teremos uma “enciclopédia viva” ao nosso lado. Tente questionar seu amigo Elfo Lunar com palavras aleatórias e ele provavelmente terá uma resposta digna de buscador de internet.
3) Elfos Lunares costumam contar as estrelas durante a noite sempre da 1ª a última de seu campo de visão de maneira ordenada. Como eles conseguem fazer isso? Um dos mistérios de Arkana. Se não bastasse ser uma enciclopédia viva, também podem ser uma bússola-viva.
4) Apesar de serem chamados de Elfos, eles não são de Fairenfall e por isso mesmo a “magia” não corre tão bem em suas veias. Essa confusão se dá por causa de suas “orelhas élficas”, e apenas isso. Se quer vê-los irritados, pergunte sobre seus “primos distantes”.
5) Elfos Lunares não possuem nenhum pelo no corpo. Porém seus cabelos costumam crescer tão rápido que em questão de dias, estariam no tamanho “padrão” de cada um. Além disso, os olhos dos Elfos Lunares nunca alternam de cor, sendo apenas o roxo/violeta para todos.
6) É tão raro encontrar Elfos Lunares juntos que se você encontrasse com três, já poderia chama-los de reis-magos. Ninguém sabe se existe uma cidade “Lunare” e eles mesmos não são muito amigáveis entre si, o que leva a crer que vivem para viajar e estudar o mundo sozinhos.
Elfo Negro
1) Um Drow, ou Elfo Negro, é um tipo de Elfo conhecido por sua pele escura com tons de cinza ou negro. Para muitos um Elfo Negro é a figura do mal em pessoa. Mesmo que isso não seja verdade e possa existir um dois Elfos Negros do bem, não podemos negar que pelo menos um Elfo Negro estava diretamente ligado em TODAS batalhas contra as Trevas.
2) Ainda sobre o tema, um Elfo Negro é capaz de se ligar ou já estar ligado com o Navieh Demoníaco, e isso não só os torna extremamente perigosos como poderosos já que podem roubar o poder desse Plano ou realizar acordos e pactos com demônios poderosos.
3) Dizem que foram os Elfos Negros que trouxeram o termo “magia” para Thedas, sendo eles os pioneiros e possíveis fundadores dos Sollerum – as palavras mágicas utilizadas para fazer magia.
4) É tão comum ver um Elfo Negro encapuzado ou vestido como mendigo (ou assassin) que você acha que eles vivem na miséria ou na desgraça, mas está enganado, são uma das raças mais ricas do mundo se considerar as maiores figuras e suas riquezas obtidas.
5) Apesar do nome, o Elfo Negro não se torna invisível na escuridão. E isso se dá pelo seu cabelo, normalmente prateado, que se destaca facilmente na penumbra. Os olhos do Elfo Negro também possuem a capacidade de refletir a luz de uma maneira quase sobrenatural. Então, sem piadinhas!
6) Elfos Negros e os Elfos Dalish não precisam dormir, e se o “fazem”, dizem ser capazes de acessar o Navieh Espiritual e o Mundo do Sonhar quase que perfeitamente. Talvez seja por isso que odeiam qualquer tipo de bebida energética como o Café, que apesar de não atrapalhar o “sono”, certamente influência nas suas capacidades de organização e meditação.
Conclusão
E aí? O que achou dessas curiosidades? Alguma te surpreendeu mais? Fique atento para a parte 02 com mais 8 raças jogáveis (você pode ver no banner xD). Até a próxima. Gostou? Comente, compartilhe com seus amigos e vamos fazer do RPG uma diversão coletiva para esquecermos dos problemas do dia-a-dia.