Os Elementos

Os Elementos por Abramelin.

Antes que você continue lendo, saiba que esta é minha opinião acerca dos elementos utilizando como base meus próprios estudos sobre o Navieh Espiritual e as publicações de Nicolai Flames Flamel, o maior alquimista que já conheci.

Como ele mesmo dizia, “conhecer a Verdade está além de provar para os outros, e sim para si mesmo que és o certo a se acreditar.

A Natureza e toda Thedarion é um grande organismo vivo. Se procurássemos a primeira ligação, o início de tudo, encontraríamos os Espíritos Primordiais como a base que cria, molda e transforma toda vida, inclusive a Força da Natureza.

Flamel acreditava que todo espírito é ligado diretamente a uma única criatura de sua própria essência, assim como o corpo mortal é formado por diversas partes, mas no fim é “o corpo de”. Para ele, se juntássemos todos os espíritos elementais de um elemento, teríamos o “Espírito Primordial Elemental” deste elemento. Ele ficaria orgulhoso se conseguisse ver o que já descobrimos com suas pesquisas e livros.

Os Espíritos Primordiais são anteriores aos Deuses Dragões e dizem as lendas que estes são como filhos rebeldes que abandonaram sua morada.

Habitantes do Navieh Espiritual, o Plano onde se encontram todas criaturas do tipo Elemental, os Espíritos Primordiais são únicos, mas não imortais. Se fossem destruídos, um novo descendente tomaria seu lugar para então mantermos o equilíbrio entre todas as forças, energias e elementos.

Estudiosos procuravam na essência do Fogo a razão para existir, e por isso deram ao Fogo o símbolo da Vida, pois enquanto ele queimava, ele vivia, e quando se apagava, sua vida deixaria de existir. Ainda que Professores e Mestre avidamente tentavam negar essa correlação, grupos criaram-se em volta dessa crendice, permitindo inúmeros cultos à deuses e divinos cuja oferenda se dava diretamente ao fogo, consumindo o que lhe fosse entregue, seja frutas, objetos e desejos, seja carne e vidas.

Apesar das minhas dúvidas, a analogia ao Fogo e a Vida torna-se aceitável. De acordo com Flamel, a criatura mortal possui apenas três elementos: Água, Sangue e Mana. A água seria seu corpo, o sangue sua vida e mana sua ligação com a magia. E apesar de não usar o Fogo como um elemento para vida, volto a dizer que não critico o uso do fogo como um “quarto” elemento a compor nossas vidas e a de todas criaturas mortais.

Cada Reino possuía seus próprios conceitos e explicações acerca dos elementos. E como discutido, o Fogo tornava-se quase que presente em todas tribos e em suas histórias.

Sirenianos, por exemplo, cultuavam o Fogo como o deus Ifrius já que ele era necessário para sobreviver nas baixas temperaturas de Costa-Gelada ou em qualquer região do Norte próximos as Terras Distantes.

Nerokianos já atribuíam o Fogo a sua deusa Humarus-Diell, a deusa do sol, tendo em seus grandes templos sacrifícios e oferendas lançadas diretamente a piras de fogo.

Outros reinos como Térvinter ou Mantis, apesar de utilizarem o fogo também em seus rituais e cultos, atiçavam a si próprios a curiosidade de estudá-lo como mais que apenas uma força mágica ou de energia, também como uma criatura viva capaz de interagir com os humanos.

Foi em Térvinter os primeiros magos capazes de acessar o Navieh como um todo, e foi por essa afronta contra o Plano dos Mortais que inúmeros problemas surgiram posteriormente. Mas, hoje não é o dia para falar sobre os problemas, e sim o que foi útil para todos nós, mortais e estudiosos: sobre os elementos e de onde surgiram.

Navieh Espiritual foi o nome dado àquele “plano” dos espíritos, e Elementais aos espíritos associados aos elementos. Descobrimos lá a existência de vários elementos cujo um espírito poderia agarrar e tomar forma. Eles nomearam cada um desses espíritos, e a eles compartilharam seus elementos: Fogo, Água, Ar, Terra, Luz e Trevas.

Mais tarde com novos magos abrindo suas próprias teses e pesquisas, descobrimos novos elementos, tais como a própria Arcana, ligada a magia, e ao Vazio e a Morte. Entre muitos outros que vocês verão a seguir.

Veneno foi um elemento “descartado”, mas ainda referenciado por muitos quando a Tríade da Síntese é utilizado. E Sangue foi ignorado por não existir espíritos formados de sangue. Afinal, o sangue é um elemento presente apenas em quem está vivo, portanto, para quem está no Plano dos Mortais.

Para Flamel, o Sangue era um elemento, inclusive dava-lhe o nome de Sans. E falando sobre nomes, nós demos a cada Elemento Primordial um nome.

Como esses nomes foram dados, não posso afirmar, mas provavelmente é por causa dos Sollerum. Cada feitiço ou magia que precisa de um conjuro utiliza palavras-mágicas ligadas a esta magia, e de acordo com as energias presentes e classificadas pelas escolas de magia, tornou-se comum atribuir aos Espíritos Elementais Primordiais nomes que lembravam ou tinham parte do próprio Sollerum.

Enfim, você sabe quais são os elementos? Pois bem… Começaremos com os Elementos Maiores.

O Espírito Elemental Primordial (EEP) do Fogo se chama Ignis. Também chamada de Fireon e Fire.

O Deus Dragão Vermelho, Red, é o primeiro dragão de escamas vermelhas, sendo a base para todos aqueles cujo elemento principal é o próprio Fogo.

Criaturas como Demônios, ou viventes de uma região muito árida (deserto de areia) também podem herdar características do Fogo como sua matriz elemental. Por isso é comum um Escorpião Dourado ser tratado como uma criatura do tipo Fogo ao invés de Terra.

Aqua é o nome dado ao EEP da Água. Também é chamada de Aquania e Water.

O Deus Dragão Azul, Blue, é o dragão principal para todos de escamas azuis, e sendo o pioneiro das criaturas cujo elemento principal é a Água. Seguindo o exemplo de Dragões Azuis, além da Baforada de Fogo – por ser dragão – costumam ter a Baforada de Gelo.

Criaturas aquáticas ou anfíbias costumam estar ligados a este elemento.

Arya é o EEP do Ar. Aeros e Wind são seus outros nomes.

O Deus Dragão Branco, White, é considerado o rei dos céus, mas também o primeiro dragão de escamas brancas. Todos estes dragões recebem os poderes do Ar e do Raio, sendo capazes de manipular estes elementos com maestria.

Normalmente é atribuído o elemento Ar a criaturas que voam ou acostumadas com as altas alturas. Dentre todos os quatro elementos básicos, Ar é o que tem menos criaturas catalogas entre os mais diversos livros de monstros e bestas.

Erde é o EEP da Terra. Também chamada de Terrathis ou Earth.

O Deus Dragão Verde, Green, é o dragão de escamas verdes que ascende todos os outros ligados à terra. Além da Baforada de Fogo – por ser dragão – possuem a de Ácido ou Veneno. E até mesmo para estas criaturas, a terra é mais ligada a elas que outros dragões, sendo os dragões com mais dificuldade para voar pelos céus.

A maioria das criaturas não-neutras são do elemento Terra. Além disso, criaturas que vivam sob ela são automaticamente atribuídas como terra quando nada dizer o contrário.

Solar é o EEP da Luz – Sagrado. Também chamada de Luminira e Light.

O Deus Dragão Dourado, Gold, é o dragão com as escamas de ouro, e representa uma das criaturas mais vinculadas ao Sagrado, tanto quantos os celestiais do Navieh Celestial. Os dragões dourados, apesar de raros, são extremamente poderosos, pois além da Baforada do Fogo, tendem a controlar o Tempo.

És raro encontrar uma criatura que não seja um Celestial estar ligada ao Sagrado. No entanto, bestas mágicas como os Pégasus e as Fadas-de-Luz são exemplos sólidos que você pode encontrá-las por aí.

Dark é o EEP da Escuridão – Sombrio. Shandorin e Shadow são seus outros nomes.

O Deus Dragão Negro, Dark, é o primeiro dragão de escamas negras e o ancestral de todos outros. Os Dragões Negros, além de serem atribuídos ao elemento Sombrio, são extremamente perigosos já que conseguem controlar poderes como do Vazio e da Morte.

Criaturas ligadas a magia demoníaca, demônios e bestas de sangue-negro são criaturas do elemento sombrio. Apesar de ser complicado explicar, a cor da pele é uma característica quase que mandatória para este caso.

Arcana é o EEP da própria Magia – Arcano. Outros a chamam de Magika.

O Deus Dragão Púrpura, Purple, é o primeiro dragão com escamas roxas, rosas ou violetas. Estes dragões são ligados a magia tanto quanto as Fadas, e por este motivo, controlam perfeitamente os elementos menores derivados do Arcano.

Criaturas criadas com magia, como Mímicos, ou até mesmo outras criaturas de planos e dimensões mágicas, como Beholders, recebem o elemento Arcano como principal fonte de poder.

Chamamos de Elementos Maiores pois eles são a base original de outros elementos e derivam diretamente seus poderes e características para eles.

Elementos Menores

Os Elementos Menores são utilizados nas mais diferentes escolas de magia para diferenciar conjuntos de regras e habilidades com o uso de um ou mais Elementos Maiores. No entanto, não há Espíritos que se agarrem a estes elementos no Navieh Espiritual e, portanto, não podemos considerá-los como elementos. Já na alquimia, inclusive nos livros de Flamel, “tudo é elemento quando o utilizamos para alterar a realidade em volta”.

Então se estás a estudar os elementos, não se agarre a suas definições, apenas o que é necessário para desenvolver sua magia ou sua alquimia com o uso do elemento certo.

Mitros é o EEP do Magma. Sua força é derivada do Fogo e da Terra.

Magias que utilizam do magma são consideradas poderosas, mas que necessitam de alto controle mágico e mental. Presente nos vulcões, não há criaturas de “magma”, mas que possam utilizar o magma e a lava ao seu favor.

Frigga é o EEP do Gelo. Sua energia vem da Água e do Ar.

Gelo é a combinação de duas poderosas magias e qualquer conjurador que tenha controle do Gelo se torna uma poderosa criatura já que, como um coringa, pode ser tanto ofensiva quanto de suporte ou defensiva. Gigantes do Gelo, apesar do nome, não são criaturas do elemento Gelo, mas são consideradas quase imunes as suas características, então tenha cuidado para não os enfrentar com uma magia que não irá surtir efeito.

Ryca é o EEP do Raio. Sua força é entregue pelo Fogo e pelo Ar.

Raio, ou Eletricidade como é chamado por muitos, é uma constante de energia poderosa. Até mesmo quando não há magia envolvida, descargas elétricas podem ser fatais para monstros e criaturas. Criaturas como Pássaros-de-Cauda-Branca costumam soltar descargas de eletricidade em seus adversários e presas, mas nem por isso que são atribuídas como raio.

Cyro é o EEP do Crystal. Sua força é derivada da Terra.

São raras as criaturas que utilizam crystalmancia como alguma fonte de poder ou habilidade. Mas este elemento é um dos mais poderosos já que, além de conseguir moldar as pedras e os cristais, também permite fazer armas ou proteções quase indestrutíveis.

Byonna é o EEP da Biothic. Sua força é derivada do Arcano.

A única raça e criatura conhecida por utilizar desses poderes são as Ashay, e os Dragões Púrpura, e ainda é incerto como elas utilizam estas habilidades.

Steins é o EEP do Metal. Sua força é derivada da Terra.

Mesmo que um ferreiro anão seja considerado mestre na arte da forja, é errado afirmar que ele esteja manipulando os metais com magia. Portanto, apenas criaturas capazes de fazer estes feitos, como fazer o ferro se tornar líquido num instante e vice-versa, podem ser consideradas manipuladoras do Metal.

Finis é o EEP da Morte. Sua força é derivada do Sombrio.

Não há criatura natural ligada à morte, mas há mortos manipulados por ela. A Morte é o poder central e elemento base das magias da necromancia em geral e qualquer criatura erguida por esta magia passa a ter este elemento como seu principal meio de “vida”. Isso acontece pois os estados de vivo e morto não podem ser alterados, mesmo que alguém seja reanimado dos mortos ele perderá seu vínculo elemental anterior e ganhará a Morte como elemento.

Natura é o EEP da Natureza – Natura. Sua força é derivada do Sagrado.

Conhecida também como Força da Natureza, é a energia extraída dos druidas quando, vinculado a ela, conseguem realizar seus feitos únicos. Igual acontece com a Morte, não há criaturas ligadas diretamente com Natura, mas este seria um elemento básico que compõem a flora assim como Metal os minérios da terra.

Pixie é o EEP do Psycho. Sua força é derivada do Arcano.

Assim como acontece com o Biothic, aparentemente a única criatura que consegue manipular esse poder são os Psionns, e os Dragões Púrpura, e nem podemos considerá-los como algo “real”.

Void é o EEP do Vazio. Sua força é derivada do Sombrio.

Criaturas da Dimensão do Vazio são tão raras que para muitos não passam de lendas, mas se eu pudesse ver uma pessoalmente conseguiria confirmar esta minha tese. Mesmo sendo considerado uma forma diferente de “sombrio”, o Vazio tem suas próprias características que o torna impossível de analisarmos com o que temos hoje em dia.

Acsyx é o EEP do Ácido – Veneno. Sua força é derivada da Terra.

Apesar de existir muitas criaturas que utilizam de veneno ou ácido para suas defesas ou ataques, não existem criaturas de Veneno. Veneno é o que poderíamos chamar de “corrupção” do natural. A maioria das criaturas que chegariam próximo a serem consideradas como Veneno são os slimes, dentre outros amorfos, já que, naturalmente elas não seriam de nenhuma categoria específica de criaturas ou monstros. Orcs aparentemente são ligados a esta “corrupção” ainda que sem muitos detalhes.

Crhonos é o EEP do Tempo. Sua força é derivada do Sagrado.

Dizem alguns estudiosos das Ruínas Antigas que os Galoves, a primeira raça a pisar em Thedarion, conseguiam controlar o tempo sendo imortais em relação a ele. São poucos conjuradores que tentam manipular esse tipo de magia já que os riscos de se perder ou destruir sua própria linha-temporal é grande demais.

Por último temos Sans, o EEP do Sangue.

Apesar de Flamel ter dado este nome, não há uma quantidade expressiva de pesquisadores e conjuradores que concordam com a definição de Sangue ser um elemento. No entanto, é inquestionável que a Energia Vital pode ser utilizada para criação de magias poderosas e, por muitos, proibida. Como a Energia Vital não é infinita e nem parte de nenhum plano, como o Navieh Espiritual, cabe a utilização de uma Criatura Viva que tenha esta energia como meio de conseguir utilizá-la. Antigamente, conjuradores utilizavam seus próprios sangues e isso fazia deles perigosos demais para os que estavam em sua volta. Depois do fim do Império dos Magos, a magia de sangue se tornou proibida em todos os reinos. Eu ainda não posso afirmar com total certeza, mas tenho minhas questões para relacionar a Magia de Sangue com a Maldição dos Vampiros.

Bem, agora que eu discuti sobre os elementos, espero que isso tenha lhe ajudado de alguma maneira. E como última parte de meu artigo mágico, eu apresento um quadro com todas as ligações elementais que pude encontrar, pesquisar e estudar durante meus anos de vida.

A Tabela Elemental de Abramelin para explicar a origem dos elementos.

Esteja ciente que até mesmo eu posso errar, e se você encontrar algo que corrija qualquer erro, por favor, comente e deixe que outros conjuradores e estudiosos saibam a Verdade sobre as coisas.

Abramelin, Professor da Escola de Magia Elemental do Círculo de Magos de Arkana.

Patrick Leo
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