Transporte

Quando precisar usar mais que os pés.

SOBRE OS TRANSPORTES

Aventuras e Jogos feitos com Arkana-RPG normalmente serão conduzidos em um cenário fixo sem a necessidade de um transporte para se locomover a grandes distâncias. E como em todo RPG clássico ambientado em um cenário “medieval”, cavalos e montarias terrestres semelhantes poderão ser utilizadas sem nenhum problema. No entanto, quando a Aventura precisa dar um destaque maior para o Transporte, utilize essa sessão para auxiliar nas possíveis ideias.

VEÍCULOS

Veículos em Arkana-RPG é o mesmo que Transporte e pode ser desde uma criatura orgânica e viva, quanto um mecanismo artificial e propriamente mecânico. Todo o Sistema e o Cenário do Mundo do Arkana trabalham com uma perspectiva clássica do medieval com elementos fantásticos e sci-fi, portanto, nada impede de haver trens à vapor (ou magia), dirigíveis, cavalos mecânicos, escunas, etc.

AQUÁTICO

Veículos Aquáticos são àqueles que se pode utilizar no mar, sob a superfície ou submerso e contam como Embarcações, Animais e Condições.

Embarcações: Barco de Pesca, Barco Pequeno, Veleiros, Escunas, Catamarã, Navios e Submarino (Techno).

Animais: Golfinhos, Hipocampo, Hydra, Leviatã, Tartarugas-Gigante, Laera.

Condições: Círculo Aquático, Corrente Marítima.

ESPAÇO

Veículos do Espaço são aqueles que utilizam de magias ou efeitos sobrenaturais para permitir o deslocamento com dobras de espaço-tempo. Funcionam como um teletransporte, seja para curta ou longas distâncias, mas associadas a uma estrutura imóvel que não depende do personagem. Os chamamos de Portões EspaciaisCírculo de Teletransporte ou Masmorras Mágicas.

TEMPO

Veículos do Tempo são aqueles que utilizam de magias ou efeitos sobrenaturais para permitir a viagem entre um ponto A e B da Linha do Tempo podendo ou não também deslocar os usuários pelo espaço. Independente do nome dado, são as Máquinas do Tempo.

TERRESTRE

Veículos Terrestres são àqueles que podem ser utilizados na terra, sob a superfície ou nas profundezas e contam como Veículos e Animais.

Veículos: Carrinho de Obra, Carrinho de Mina, Carroças, Carruagens, Trem à Vapor, Carro à Vapor, Cavalo Mecânico, Escavadeira (Techno), etc.

Animais: Animais quadrúpedes em maioria que possam aguentar o peso transportado: Cavalos, Bois, Burros, Cervos, Ursos, etc.

VOADOR

Veículos Voadores são aqueles que podem ser utilizados no ar, podendo ou não pousar em terra firme. Contam como Veículos e Animais.

Veículos: Balão, Dirigível, Asa-Delta, Paraquedas, Barco-Voador, Nave espacial (techno).

Animais: Pegasus, Águias-Gigante, Grifos, Hipogrifos, Dragões, etc.

MONTARIAS

Montarias também são Veículos, mas utilizamos o termo Montaria para representar um veículo pertencente a um personagem. Portanto, seu Cavalo é sua Montaria pois ela é sua. Como cada personagem costuma ter sua própria Montaria, ainda que consiga compartilhar com outros, se é uma criatura viva que possua sentimentos ou mesmo instintos animais, a própria Montaria pode requerer Testes específicos para utilizá-la, tal como domesticá-la ou acalmá-la.

ALUGUEL

Muitos dos Veículos de Arkana não-animais são verdadeiras “raridades” e podem custar muito mais do que se espera. Porém, para evitar que seus Jogadores gastem valores absurdos de moedas para um veículo que mal pode ser usado – quando este não é o foco – utilize o Sistema de Aluguel.

Sistema de Aluguel é algo relacionado ao Sistema e não há necessidade de explicação Narrativa (ainda que aconselhável). Sendo assim, se o grupo precisa se locomover para uma cidade vizinha ou um lugar considerado distante, utilize o Sistema de Aluguel para prover as montarias ou o transporte necessário apenas usando as moedas, tickets ou passes para isso.

EXPRESSÕES

Quando tratamos uma “viagem”, seja utilizando um veículo, uma montaria ou mesmo a pé, muita coisa pode ser utilizada como expressões para esta “viagem”. A seguir as expressões mais comuns utilizadas pelo Sistema:

  • Cancelado: a viagem é cancelada e os personagens voltam para o ponto seguro mais próximo.
  • Chegada: a viagem tem seu fim.
  • Descanso: a viagem quando possui vários dias está em pausa devido ao descanso dos personagens.
  • Emboscada: adversários impedem a continuidade da viagem e os personagens devem lutar contra eles.
  • Hostilidade: personagens possuem informações de uma zona de hostilidade que pode ser evitada à custa de tempo extra de viagem.
  • Interesse: algo durante a viagem chamou a atenção dos personagens e eles podem optar por parar e averiguar.
  • Montaria: Transporte, normalmente animal, atribuído a um personagem ou grupo específico.
  • Pedágio: durante a viagem, em algum momento, o grupo necessita pagar para continuar.
  • Perdido: os personagens não poderão mais continuar a viagem até que encontrem um rumo.
  • Subquest: durante a viagem, em algum momento, o grupo encontra um personagem ou algo que permite o avanço de uma história secundária.
  • Tranquilo: nada aconteceu durante a viagem, está tranquila até agora.
  • Veículo: Transporte mecânico ou animal utilizado para locomover-se.