Morrer não será o fim.
CONCEITO DA MORTE
O conceito de Morte em Arkana é muito amplo e nem sempre é visto como o fim da linha. Na verdade, a Morte quase não existe no Jogo. Consideramos morto o personagem que deixou o plano dos vivos e está em algum lugar do Navieh ou além de outro plano. Ele pode, ou não, encontrar com um Anjo da Morte ou a própria Morte no processo. De acordo com a vida e história do personagem, assim como a devoção a um Divino, este pode ser levado para os Jardins Eternos deste divino, onde sua alma viverá até o fim dos tempos ou pode ser levado para o Mundo dos Mortos, lugar que a própria Morte controla.
QUEDA
Sempre que o personagem ter seu HP reduzido a 0, ele acumula 1 (uma) Queda até seu LDQ.
Esperança: Sempre que o HP chegar a 0, joga-se 3d20 (Destino). Se o valor de dois resultados forem 10 ou mais, o personagem permanece vivo com 1 de HP. Esperança funciona até X vezes onde X é seu Limite de Quedas.
LIMITE DE QUEDA
Quase-Morto: Um personagem nunca é colocado como morto até que não haja chances de ser levantado, mesmo que o golpe sofrido supere todos os pontos de HP. O Status que define quantas vezes um personagem pode “cair” é o Limite de Quedas.
Caso aconteça algo que impeça dele ser levantado de maneira casual, consideramos que o personagem teve uma Morte-Forçada.
MORTE FORÇADA
A Morte-Forçada é quando uma situação de Quase-Morto torna-se irreversível. Por exemplo, seu corpo foi devorado por um monstro, ou você “morreu” caindo de um penhasco. Ou foi engolido pelas chamas infernais de um demônio. Isso são situações que, narrativamente ou em sistema, seriam impossíveis de serem evitadas se chegaram até esse ponto.
MORTE VERDADEIRA
A maioria dos inimigos irão ignorar personagens caídos, com 0HP ou 0 de energia, mas os seguintes adversários podem atacar ou finalizar um personagem desacordado causando Morte-Verdadeira: Qualquer tipo de amorfo (gosma, slime, etc.), qualquer tipo de aracnídeo (aranha, arachenera, etc.), qualquer tipo de mágico (armadura mágica, mímico, etc.), qualquer tipo de morto-vivo (andarilho, ghoul, etc.), qualquer tipo de Planta (planta demoníaca, leviatã, etc.).
A explicação para este efeito é que estas criaturas irão atacar qualquer organismo vivo próximo delas, caído ou não. Criaturas inteligentes também podem optar por eliminar um alvo com prioridade.
REVIVER
Personagens podem ser revividos se eles morreram recentemente e seus corpos estão com pelo menos 70% de suas partes, incluindo que a cabeça esteja no lugar. Narrativamente um personagem pode ser revivido por um Sacerdote ou Clérigo poderoso, por volta do nível 40 ou superior, também com o uso de um Desejo, pela Morte ou seus anjos, por um Divino, por um Artefato Único, Artefato Cósmico ou as Joias do Destino.
Apesar de todas essas “alternativas”, não há habilidades, talentos, vantagens ou qualquer outro modificador que permita o uso de sistema para reviver um personagem morto.
Criaturas que não podem ser mortas – mas destruídas – como Vampiros ou Lichs, devem ter sua maldição quebrada antes de morrerem. E elas não podem ser revividas pelos meios anteriores exceto pela própria Morte.