Mercado

Quando negociar também faz parte do Jogo.

AS MOEDAS

Arkana-RPG trabalha com uma variedade de moedas com nomes e regras específicas, no entanto, o valor da moeda Padrão é chamado apenas de Moeda(s). Portanto se você tiver 2 Moedas é equivalente a ter 2 Reais (apenas para nomenclatura).

Moeda é o valor base e não há frações dela (centavos).

Já para suas várias nomenclaturas temos: Bórin (b), Brass (B), Bronze (b/B), Sórin (s), Silver (S), Prata (p/P), Górin (g), Gold (G), Ouro (g/G), Kárin (k), Kamantiun (K) e Platina (k/K).

Sendo algumas equivalentes entre si:

  • Bórin = Brass = Bronze. Equivale a 1 Moeda;
  • Sórin = Silver = Prata. Equivale a 100 Moedas;
  • Górin = Gold = Ouro. Equivale a 10.000 Moedas;
  • Kárin = Kamantiun = Platina Equivale a 1.000.000 Moedas.

Quando não utilizamos seus nomes ou símbolos para diferenciar as unidades de Moedas, consideramos que é Bronze, pois este é o menor valor de Moeda. Ou seja, 100 Moedas é igual a 100b (cem moedas de bronze).

Quando utilizamos seus nomes ou símbolos para diferenciar as unidades de Moedas, basta separar as casas decimas relacionadas com o símbolo em questão. Ou seja, 3.245.551 Moedas é igual a 3.24.55.51 = 3k 2G 4g 5P 5p 5B 1b = 3k 24g 55p 51b (três moedas de platina, vinte e quatro moedas de ouro, cinquenta e cinco moedas de prata e cinquenta e um moedas de bronze).

MoedaAbrev.ValorUnid.bpbgpppggpggk
Bronze Pequenob ou bp11 bp =1000000
Bronze GrandeB ou bg101 bg =10100000
Prata Pequenas/p ou pp1001 pp =1001010000
Prata GrandeS/P ou pg1.0001 pg =1.000100101000
Ouro Pequenog ou gp10.0001 gp =10.0001.00010010100
Ouro GrandeG ou gg100.0001 gg =100.00010.0001.0001001010
Platinak/K1.000.0001 k =1.000.000100.00010.0001.000100101

OS VALORES

Como definir se algo está barato, na média ou caro? Simples, utilizamos valores considerados Padrões para determinar estes tipos de coisas. Para isso, há alguns valores mínimos e correlações entre as tabelas. O Narrador pode mudar os preços para o que achar melhor, porém, para manter algo coerente, utilize pelo menos essa lógica:

  • Selecione o item comprado (relevante) mais barato.
  • Considere um intermediário correlacionado ao item anterior.
  • Crie uma regra para calcular essas variações. Utilize algum gerador de tabelas (Excel).
  • Defina quantos X valem Y, ex.: meu Cavalo vale 25 Sacos de Arroz.
  • E faça isso para os outros itens, ex.: Minha Casa vale 10 Cavalos.

SERVIÇOS COMUNS

A fim de padronizar os diferentes tipos de serviços e produtos considerados “comuns”, Arkana-RPG trabalha com variáveis que podem ser utilizadas para agilizar o Jogo. A seguir a Tabela de Serviços e Produtos Comuns e seus custos:

 
Serviço/ProdutoCategoriaMoedas
Sardinha – 0,5kgAnimal/Farm13
Coelho – 2kgAnimal/Farm40
Galinha – 3,5kgAnimal/Farm74
Pato – 3,5kgAnimal/Farm84
Porco – 100kgAnimal/Farm1250
Cabra – 75kgAnimal/Farm1350
Ovelha – 90kgAnimal/Farm2430
Javali – 125kgAnimal/Farm2813
Bacalhau – 125kgAnimal/Farm4375
Atum – 150kgAnimal/Farm4500
Vaca – 750kgAnimal/Farm13500
Água (copo)Dia-a-Dia1
Bebida QuenteDia-a-Dia2
Bebida SimplesDia-a-Dia2
Bebida ÁlcoolDia-a-Dia3
Gorjeta MagraDia-a-Dia3
Petisco SimplesDia-a-Dia4
Refeição SimplesDia-a-Dia6
Refeição RequintadaDia-a-Dia13
Dia de Pousada SimplesDia-a-Dia22
Refeição EspecialDia-a-Dia27
Melhor BebidaDia-a-Dia30
Dia de Pousada RequintadaDia-a-Dia43
Gorjeta GordaDia-a-Dia57
Dia de Pousada EspecialDia-a-Dia85
Melhor RefeiçãoDia-a-Dia270
Quarto de LuxoDia-a-Dia725
Suíte de LuxoDia-a-Dia1150
Cerveja – 300mlMercado7
Cenoura – 100gMercado8
Lentilha – 100gMercado8
Nabo – 100gMercado8
Cebola – 100gMercado9
Cevada – 100gMercado9
Ervilha – 100gMercado9
Feijão – 100gMercado9
Aveia – 100gMercado10
Carne Vermelha – 1kgMercado10
Centeio – 100gMercado10
Trigo – 100gMercado10
Hidromel – 300mlMercado12
Arroz – 100gMercado14
Carne Branca – 1kgMercado14
Lúpulo – 100gMercado16
Café – 100gMercado18
Uva – 100gMercado23
Vinho – 300mlMercado34
Cenoura – 25kgMercado125
Lentilha – 25kgMercado125
Nabo – 25kgMercado125
Cebola – 25kgMercado150
Cevada – 25kgMercado150
Ervilha – 25kgMercado150
Feijão – 25kgMercado150
Aveia – 25kgMercado157
Centeio – 25kgMercado157
Trigo – 25kgMercado157
Arroz – 25kgMercado219
Lúpulo – 25kgMercado263
Café – 25kgMercado300
Uva – 25kgMercado375
Cerveja – 30lMercado450
Hidromel – 30lMercado789
Vinho – 30lMercado2250
Cavalo JovemMontaria5850
Cavalo AdultoMontaria14625
Cavalo MilitarMontaria36563
Pedágio SimplesServiço20
Cavalo Aluguel 4hServiço30
Pedágio RequintadoServiço60
Cavalo Aluguel 24hServiço135
Pedágio EspecialServiço180

MERCADO ORGÂNICO

Arkana-RPG trabalha seu comércio com o que chamamos de Mercado Orgânico. Sempre que os jogadores visitarem um lugar ou região que possa ser considerado “autossuficiente” ou que tenha seu próprio método de negócio e mercado, o Narrador deve atribuir a este lugar uma Variável de Mercado. Quando a variável é neutra ou não precisa ser gerada, trata-se os valores como os próprios Valores Base da loja.

MERCADO ORGÂNICO
D100VariávelCompra%Desc.Venda%Desc.
1~20Importador25%Você irá comprar os itens muito mais barato.200%Você irá vender com muito mais lucro.
21~40Negociador50%Você irá comprar os itens mais barato.150%Você irá vender com mais lucro.
41~60Equilibrado100%Não há diferença entre os Valores Base.150%Não há diferença entre os Valores Base.
61~80Ofertador100%Você irá comprar os itens mais caro.50%Você irá vender abaixo do mercado.
81~100Exportador200%Você irá comprar os itens muito mais caro.25%Você irá vender muito abaixo do mercado.

A Variável de Mercado é decidida com duas jogadas d100 de acordo com a tabela a seguir. Portanto, se obtivermos 45 e 70, teríamos um Equilibrado e Ofertador (100%/50%) onde os valores seriam comprados normalmente, porém a venda deles teria um prejuízo de 50%.