A Regra Opcional de Fadiga visa a necessidade de Descansos contínuos durante uma aventura, seja ela de curta ou longa duração, além disso, há o objetivo de simular as necessidades básicas de um personagem quando nos referimos a Sono, Fome, Sede, cansaço, etc. Fadiga pode ser tratada como a Energia (ENE) do personagem, mas são conceitos (Sistema) diferentes. Esta Regra possui um conceito Narrativo, mas envolve muita Mecânica (números e condições).
EXAUSTÃO
Sempre que seu personagem estiver com o status Exaustão significa que ele está sem energia ou debilitado em realizar alguma ação devido algum efeito externo. Exaustão pode ser considerada como um personagem com 1 de energia ou nenhum ponto de energia. Exaustão possuem 4 níveis para cada tipo de Exaustão: Física, Mágica e Mental.
EXAUSTÃO FÍSICA
Exaustão física traz penalização aos testes, status e Dano Físico em geral. A Exaustão pode ser obtida através de Testes de Atributos, Testes de Resistência Física, por efeitos debilitantes como magias ou habilidades e pela Fome, Sede ou Sono.
Testes de Atributos, sempre que realizar um teste de Força, Agilidade ou Resistência onde a necessidade de superar seu máximo é requerida, falhando ou não, joga-se de d4 a d12 de energia perdida. O Narrador pode remover a partir de 1 de energia sem a necessidade do dado sempre que achar melhor.
Testes de Resistência Física (ou mágica), sempre que estiver em Combate contra algum efeito que possa debilitar sua energia ou causar algum status de enfraquecimento. Isso pode vir de Venenos, de Magias Debilitantes, etc. Assim como explicado acima, ocorre com Testes de Resistência Física (ou mágica), porém, somente com a falha deste teste.
Fome, Sede ou Sono, sempre que o Narrador achar melhor penalizar os personagens por estarem muito tempo com algum destes efeitos. Teste de Resistência Física permite ao personagem resistir ao efeito de perder a partir de 1 de energia ou de acordo com o dado de escolha. Este efeito é cancelado automaticamente quando se come algo para fome, bebe algo potável para sede ou tenha algum tipo de descanso, mesmo que curto, para sono. Resistir ao efeito com um Teste de Resistência Física não remove este efeito. Poções de HP, MP ou ENE não removem os efeitos de fome (HP), sede ou sono (ENE).
NIVEL | ENE | DEBUFF |
---|---|---|
I | 10 | -25% FOR/AGI/RES |
II | 5 | -50% FOR/AGI/RES |
III | 3 | -75% FOR/AGI/RES |
IV | 1 | -100% FOR/AGI/RES |
EXAUSTÃO MÁGICA
Exaustão Mágica acontece quanto o personagem possui 0 de MP e está com algum nível de Exaustão (Física ou Mental). Diferente das outras duas, não há níveis de Exaustão Mágica, exceta pelo seu efeito: Personagens com Exaustão Mágica recebem penalização em Recuperação de MP de TODAS fontes em 50%.
EXAUSTÃO MENTAL
Exaustão mental traz penalização aos testes, status e Dano Mágico em geral. A Exaustão pode ser obtida através de Testes de Atributos, Testes de Resistência Mental, por efeitos debilitantes como magias ou habilidades e pelo Sono.
Funciona da mesma maneira acima descrita para Exaustão Física, exceto que para Testes de Atributos causarem este efeito o personagem deve estar em uma situação de constante estresse.
NIVEL | ENE | DEBUFF |
---|---|---|
I | 10 | -25% DES/INT |
II | 5 | -50% DES/INT |
III | 3 | -75% DES/INT |
IV | 1 | -100% DES/INT |
LIMITE MÁXIMO
Sempre que o personagem falhar em um teste de inteligência ou destreza, ele é impedido de realizar outro teste que parta do mesmo princípio até que tenham passado 12 – (INT Base) h em jogo. Em contrapartida, o personagem pode optar por levar X valor de tempo para lembrar, descobrir ou manipular algo.
Utiliza esta Regra quando você quiser aumentar a dificuldade do jogo em relação ao clima e ambiente que os personagens de Jogadores se encontram. Ou seja, o próprio Cenário – assim como suas condições – é um desafio. Também é ótimo para retratar longas viagens que requerem comida, bebida e descansos onde a privação destas situações cause problemas posteriores. No entanto, note que esta regra aplica efeitos debilitantes diretamente aos Atributos dos personagens, fazendo-os ter penalização basicamente em tudo, desde Narrativa até Sistema (combate e afins).