Todos personagens podem evoluir.
PROGRESSÃO DE PERSONAGEM
Todo personagem inicial começa sua criação a partir do nível 0 (zero) ou 1 (um) independentemente de sua história, características ou Narrativa. Isso não significa que ele é inferior a um NPC “fraco” como crianças ou velhos. Para todos NPCs que não possuam uma Ficha de Personagem, um personagem nível 1 (um) é considerado muito mais poderoso, habilidoso ou inteligente que os demais.
A Progressão é feita apenas para ter uma “evolução” do personagem junto a sua customização enquanto ganha experiência e passa de nível. A Progressão de Personagem é estritamente sistemática ainda que o Narrador ou Jogador possa usá-la como algo Narrativo.
PROGRESSÃO DE DIFICULDADE
Assim como acontece com a Progressão de Personagem, a Progressão de Dificuldade é algo relacionado ao Sistema. Ela impõe que na medida que o Jogo avança, as coisas tornam-se mais perigosas, desafiadoras e “difíceis” mesmo que os personagens não estejam acompanhando ou se preocupando em acompanhar.
Isso se dá ao fato que a Dificuldade está relacionada diretamente com o Nível de Desafio, seja o nível das criaturas, armadilhas ou “quebra-cabeças”. O Nível de Desafio altera normalmente os Testes em que ele é atribuído com ND Teste: Nível / 2 + X. Ou seja, uma Porta de ND 1 possui apenas X como a Dificuldade do Teste, esta mesma Porta de ND 20 possui X+10 como Dificuldade.
Com a Progressão de Dificuldade, o Narrador consegue fazer “campos” e cenários mais difíceis de serem explorados caso o personagem tenha um nível baixo, e o contrário, caso os personagens sejam muito mais “fortes” que o Nível de Desafio do lugar.
EXPERIÊNCIA
Para que o personagem possa passar de nível, é necessário Experiência (EXP). No entanto, o Narrador pode optar por passar de nível sem experiência, apenas avisando aos jogadores quantos níveis eles passaram. Isso acontece quando o Jogo está dividido em pequenos capítulos ou até mesmo sessões.
A Experiência é adquirida por tudo, e depende de o Narrador definir o quanto de Experiência vale cada Ação, Sucessos, Falhas, Criaturas Derrotadas, Testes de Carismas, Interpretação, etc.
A Experiência é dividida em Experiência Atual (EXPA), Necessária (EXPN) e Total (EXPT).
EXPA: é o valor começando de 0 que se acumula para cada Ação bem-feita que gere Experiência.
EXPN: é o valor que define o quanto precisa para passar de nível. Ele é igual a 2 x N x 100 + 100 onde N é o nível atual.
EXPT: é a soma de toda experiência obtida até agora.
Nível | EXP Necessária | EXP Total |
---|---|---|
0 | 100 | 0 |
5 | 1.100 | 2.500 |
10 | 2.100 | 10.000 |
98 | 19.700 | 960.400 |
TABELAS DE EXPERIÊNCIA
Nível 0 (zero), também chamado de Nível de Criação serve tanto para Jogadores quanto Narradores que desejam se acostumar com a criação de personagens com Ficha de Jogador. Pois muitas condições e “esquemas” são ignoradas ou não liberadas para customização, facilitando a criação da ficha. O Narrador é livre para dar um nível inicial diferente de 0.
Obs.: Quanto maior o nível inicial do Jogo, mais opções e tópicos serão utilizados para criação do personagem, logo, mais tempo será necessário para cada criação única.
NV Atual | EXP Nec. | EXP Total |
---|---|---|
0 | 100 | 0 |
NV Atual | EXP Nec. | EXP Total | NV Atual | EXP Nec. | EXP Total |
---|---|---|---|---|---|
1 | 300 | 100 | 11 | 2.300 | 12.100 |
2 | 500 | 400 | 12 | 2.500 | 14.400 |
3 | 700 | 900 | 13 | 2.700 | 16.900 |
4 | 900 | 1.600 | 14 | 2.900 | 19.600 |
5 | 1.100 | 2.500 | 15 | 3.100 | 22.500 |
6 | 1.300 | 3.600 | 16 | 3.300 | 25.600 |
7 | 1.500 | 4.900 | 17 | 3.500 | 28.900 |
8 | 1.700 | 6.400 | 18 | 3.700 | 32.400 |
9 | 1.900 | 8.100 | 19 | 3.900 | 36.100 |
10 | 2.100 | 10.000 | 20 | 4.100 | 40.000 |
NV Atual | EXP Nec. | EXP Total | NV Atual | EXP Nec. | EXP Total |
---|---|---|---|---|---|
21 | 4.300 | 44.100 | 31 | 6.300 | 96.100 |
22 | 4.500 | 48.400 | 32 | 6.500 | 102.400 |
23 | 4.700 | 52.900 | 33 | 6.700 | 108.900 |
24 | 4.900 | 57.600 | 34 | 6.900 | 115.600 |
25 | 5.100 | 62.500 | 35 | 7.100 | 122.500 |
26 | 5.300 | 67.600 | 36 | 7.300 | 129.600 |
27 | 5.500 | 72.900 | 37 | 7.500 | 136.900 |
28 | 5.700 | 78.400 | 38 | 7.700 | 144.400 |
29 | 5.900 | 84.100 | 39 | 7.900 | 152.100 |
30 | 6.100 | 90.000 | 40 | 8.100 | 160.000 |
NV Atual | EXP Nec. | EXP Total | NV Atual | EXP Nec. | EXP Total |
---|---|---|---|---|---|
41 | 8.300 | 168.100 | 51 | 10.300 | 260.100 |
42 | 8.500 | 176.400 | 52 | 10.500 | 270.400 |
43 | 8.700 | 184.900 | 53 | 10.700 | 280.900 |
44 | 8.900 | 193.600 | 54 | 10.900 | 291.600 |
45 | 9.100 | 202.500 | 55 | 11.100 | 302.500 |
46 | 9.300 | 211.600 | 56 | 11.300 | 313.600 |
47 | 9.500 | 220.900 | 57 | 11.500 | 324.900 |
48 | 9.700 | 230.400 | 58 | 11.700 | 336.400 |
49 | 9.900 | 240.100 | 59 | 11.900 | 348.100 |
50 | 10.100 | 250.000 | 60 | 12.100 | 360.000 |
NV Atual | EXP Nec. | EXP Total | NV Atual | EXP Nec. | EXP Total |
---|---|---|---|---|---|
61 | 12.300 | 372.100 | 71 | 14.300 | 504.100 |
62 | 12.500 | 384.400 | 72 | 14.500 | 518.400 |
63 | 12.700 | 396.900 | 73 | 14.700 | 532.900 |
64 | 12.900 | 409.600 | 74 | 14.900 | 547.600 |
65 | 13.100 | 422.500 | 75 | 15.100 | 562.500 |
66 | 13.300 | 435.600 | 76 | 15.300 | 577.600 |
67 | 13.500 | 448.900 | 77 | 15.500 | 592.900 |
68 | 13.700 | 462.400 | 78 | 15.700 | 608.400 |
69 | 13.900 | 476.100 | 79 | 15.900 | 624.100 |
70 | 14.100 | 490.000 | 80 | 16.100 | 640.000 |
NV Atual | EXP Nec. | EXP Total | NV Atual | EXP Nec. | EXP Total |
---|---|---|---|---|---|
81 | 16.300 | 656.100 | 91 | 18.300 | 828.100 |
82 | 16.500 | 672.400 | 92 | 18.500 | 846.400 |
83 | 16.700 | 688.900 | 93 | 18.700 | 864.900 |
84 | 16.900 | 705.600 | 94 | 18.900 | 883.600 |
85 | 17.100 | 722.500 | 95 | 19.100 | 902.500 |
86 | 17.300 | 739.600 | 96 | 19.300 | 921.600 |
87 | 17.500 | 756.900 | 97 | 19.500 | 940.900 |
88 | 17.700 | 774.400 | 98 | 19.700 | 960.400 |
89 | 17.900 | 792.100 | 99 | 19.900 | 980.100 |
90 | 18.100 | 810.000 | 100 | — | 1.000.000 |
Tanto personagens de Jogadores quanto NPCs podem ultrapassar o nível 100, bastando calcular a EXP Necessária. Note que sempre que evoluir de nível, sua Experiência Atual é adicionada para Experiência Total e você precisa acumular novamente até chegar na Experiência Necessária para evoluir.
Sabendo disso, podemos definir quantos de Experiência cada Mob (criatura derrotada) ou tipo de desafio pode oferecer de acordo com seu nível. Considere para fins de cálculo o ND em questão, e não dos personagens. Assim, se eles conseguirem derrotar um adversário 10 níveis à frente, eles ganharão experiência de acordo com este desafio.
Para calcular quanto de EXP algo deu, pegue seu ND e compare com a EXP Necessária daquele Nível. Se um Mímico tem ND 10, sua EXP é igual a 2.100, se há um Dragão ND 98, sua EXP é igual a 19.700. E para você não entregar 1 (um) nível de graça por “desafio”, considere usar a seguinte tabela:
Dificuldade | Multiplicador | Ex.: ND 0 | Ex.: ND 5 | Ex.: ND 10 | Ex.: ND 98 |
---|---|---|---|---|---|
Muito Fácil | 1% | 1 | 11 | 21 | 197 |
Fácil | 5% | 5 | 55 | 105 | 985 |
Normal | 15% | 15 | 165 | 315 | 2.910 |
Difícil | 30% | 30 | 330 | 630 | 5.910 |
Muito Difícil | 50% | 50 | 550 | 1.050 | 9.850 |
Portanto, o mesmo Mímico (ND10) pode ser atribuído com um desafio Muito Fácil e render apenas 21 EXP ou Difícil e render 630 EXP.
PASSANDO DE NÍVEL
Sempre que alcançar um nível superior, o personagem “Passou de Nível”. Ao passar de nível ele pode:
- Distribuir Pontos de Nível (PDN) nos Atributos ou Árvore do Personagem.
- Recuperar HP e MP até o máximo (opcional).
Cada Nível aumenta um Status de sua própria maneira, além disso, cada 4 níveis aumentam 1 (um) em todos Atributos de maneira automática.
Cada 5 Níveis o personagem recebe 1 (um) Ponto de Personagem para comprar Habilidade de Classe ou Habilidade Avançada
Nos Níveis 1, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80 e 90 o personagem recebe 1 (um) Slot de Talento.
Nos Níveis 25, 50 e 75 o personagem recebe 1 (um) Slot de Perícia.
PONTO DE NÍVEL
Pontos de Nível (PDN) são pontos de atributos adquiridos através do nível e que podem ser distribuídos livremente através dos Atributos ou na Árvore de Personagem. Vantagens como Habilidoso ou Desvantagens como Difícil é Aprender, entre outros Modificadores, podem garantir PDN extra além dos que você teria normalmente através do nível.
PONTO DE PERSONAGEM
Pontos de Personagens (PP) são adquiridos 1 (um) a cada 5 Níveis. Esses PPs são utilizados para adquirir as Habilidades de Classe e as Habilidades Especiais. Note que você pode trocar Talentos ou Perícias por PPs, permitindo evoluir mais habilidades. No entanto, cada categoria possui sua própria definição e uso.
PP define o quão bom é seu personagem em determinada Classe já que ele é utilizado para adquirir as Habilidades de Classe. No entanto, apenas PPs gastos naquela Classe contam para a Classe em específico.
NÍVEIS DE DESAFIO
Nível de Desafio (ND) é atrelado a Dificuldade em que o “cenário atual” está equilibrado. Serve exclusivamente para calcular Experiência e modificadores à Testes dos Desafios do Jogo. Por exemplo, se o local é considerado “seguro” ele pode ter um ND relativamente baixo e mesmo que os personagens voltassem para esta área por algum motivo, tudo lá foi construído pensando naquele ND. Então, um rato de ND 1 é um desafio X para um personagem de Nível 1, e um desafio Y para um personagem Nível 5. Uma porta de ND 50 pode ser muito mais difícil quebrar que uma porta de ND 10, etc.
Arkana-RPG trabalha com dificuldade progressiva. Então os Narradores normalmente irão utilizar ND igual ou maior em seus desafios. No entanto, com o uso correto de ND, podemos criar situações onde o jogador deverá evoluir primeiro em questão de habilidades e atributos antes de ir para determinado ponto, assim como permitir que uma zona não tenha nenhum tipo de dificuldade, ou que seja mais fácil quando personagens já evoluídos desejarem explorá-la.
Assim como um Jogo Eletrônico pode permitir que Inimigos/Desafios evoluam junto com o Jogador, também podemos permitir a capacidade de “grind” onde se os personagens possuem tempo livre podem evoluir mais que o próprio desafio em questão, facilitando suas vidas.