Divindade

A Regra Opcional de Divindade pretende trazer um novo tipo de Desafio e Conceito ao jogo, isso é, quando personagens de Jogadores conseguem poder suficiente para enfrentar Divindade (deuses) ou mesmo se tornar uma Divindade. Esta Regra possui um conceito Narrativo, mas envolve muita Mecânica (números e condições).

O QUE É?

Definimos Divindade, ao menos para esta Regra, criaturas poderosas o suficiente para alterar a própria Realidade. Dito isso, é impossível derrotá-las por meios convencionais. Também não significa que as enfrentar se torna impossível ou a “morte” para os personagens. Ainda assim, verifique que para Sistema, uma criatura considerada deus ainda possui Status e números, e mesmo sendo deus ainda é passível de ser limitada pelas regras fundamentais do Combate/Sistema. Então, elas ainda teriam Movimento Máximo, poderiam causar ADO, poderiam sofrer certos efeitos e condições, etc.

Divindades devem ser enfrentadas sempre explorando um ponto fraco, ou seja, uma Arma Mágica tão poderosa quanto, outras Divindades, poderes Cósmicos, Entidades Cósmicas, etc. Além disso, o nível da Divindade deve representar os valores esperados para o desafio e além das próprias mecânicas de Combate, o Narrador deve explorar pequenos quebra-cabeças ou mini-desafios para que a batalha não seja uma sequência de números astronômicos. Por exemplo, um deus que seja nível 999 será considerado impossível para um grupo nível 100. No entanto, ao realizarem uma sequência de ações que permitam expor a maneira certa de desafiá-los, tal como forçar uma abertura ou mesmo causar uma ferida menor para conseguir atacar um ponto-fraco garante que esta batalha seja muito mais que números e dados.

DIVINDADES MENORES

Divindades Menores são os dito “semi-deuses” ou criaturas capazes de se opor a vários adversários ao mesmo tempo. Pode ser o filho de uma divindade com um mortal, o arauto de um deus, ou apenas uma criatura muito forte como um Dragão Celestial. O nível mínimo para estas criaturas consiste em 500 para cima.

DIVINDADES MAIORES

Divindades Maiores são os deuses dos panteões divinos de uma cultura ou religião. O nível mínimo para estas criaturas consiste em 999 para cima. Uma Divindade Maior não pode ser derrotada em seu próprio Templo/Mundo, portanto o Narrador deve criar maneiras para que o Templo/Mundo deste deus seja quebrado, inutilizado ou mesmo tal divindade seja removida para outro plano de existência. Além disso, Divindades Maiores não podem ser mortas enquanto seus cultuadores mantenham a fé sobre eles.

JOGADORES PARA DIVINDADES

Jogadores ao receberem os poderes de uma Divindade ou se tornarem uma recebem os efeitos Narrativos descritos pelo Narrador em relação aquele poder e passam a ter os níveis em 500/999 de acordo com os poderes recebidos. Note que o nível máximo “regular” para um personagem de Jogador é igual a 100. Mais que isso são para NPCs adversários, semi-deuses, criaturas únicas, etc.

EXEMPLO SIMPLES

Neste exemplo, haverá um deus chamado Nefasto. Nefasto é um deus maligno e a criatura mais forte de seu próprio culto, adorado por vários cultistas. Nosso grupo de heróis é contratado para dar fim ao culto em uma cidade portuária e a aventura inicia-se normal como qualquer outra até que, em determinado momento, o grupo encontra algum tipo de apóstolo ou arauto desse deus. Após vários casos e descasos, o grupo descobre uma maneira de enfrentar Nefasto, e a única alternativa para acabar com o culto de uma vez por todas que ameaça não só a cidade, mas o “mundo” dos heróis. O método parece simples: encontre o Colar Limitador e a Espada da Justiça e viaje para o Plano de Nefasto.

Então o grupo enfrenta os outros perigos até encontrar os dois itens e por fim achar a entrada para o Plano de Nefasto. Lá, eles devem usar o Colar Limitador para impedir que o Templo/Mundo/Criaturas de Nefasto os destrua (afinal, ele tem controle total neste mundo, pois é um deus) e ao encontrarem Nefasto frente-a-frente, com parte de seus poderes selados, o grupo usa os poderes acumulados desde o início da jornada mais a Espada da Justiça para enfrenta-lo. A luta é acirrada pois muitas ações parecem ser ineficientes, mas, de alguma maneira, o grupo descobre pontos fracos e com o uso da espada, começam a virar a batalha até que o terrível deus maligno Nefasto é destruído, ou melhor, banido para o Navieh.

Nefasto não foi totalmente derrotado, pois ainda há alguns cultistas que o adoram, mas foi fortemente enfraquecido. O grupo de heróis ganha dessa vez, fazendo o que para muitos seria impossível, derrotar um deus.

Observe:

  • Nefasto é um deus, mas ele só é TriOni (Onipotente, Onisciente e Onipresente) em seu Templo/Mundo.
  • Seus poderes são definidos pela Fé de seus adoradores, portanto, uma Divindade criada pela Fábula da Existência.
  • Por ser uma criatura criada a partir do imaginário de pessoas presas a Realidade, é passível de existir contramedidas ou poderes ainda maior que o dele (Colar Limitador e Espada da Justiça).
  • Mesmo que o grupo seja considerado formidável, não ter os meios para chegar até o Templo/Mundo ou mesmo as fraquezas de Nefasto, torna-se impossível completar a missão.
  • Mesmo com tudo “pronto”, ainda será necessário explorar condições específicas durante o ato-final, portanto, tanto os personagens quanto os Jogadores AINDA serão testados até o fim.
  • Derrotar Nefasto não significa ser automaticamente um deus (ou tão poderoso quanto) assim como não significa matá-lo. Tudo está definido pela Fé em que os mortais atribuem a divindade em questão.