Tudo que envolve criar algo com Sistema.
SOBRE A CRIAÇÃO
Todos personagens são capazes de utilizar o Processo de Criação para criarem seus próprios itens ou objetos que podem variar por categorias. Existem 6 (seis) Categorias de Criação: Alquimia, Artesanato, Culinária, Encantamentos, Forja e Rituais. A Criação funciona igual para todas categorias e todas necessitam de uma Fórmula de Criação que varia por categoria. Essa fórmula representa os atributos necessários que contam para criação, então algumas Classes terão melhor aproveitamento que outras.
Para o personagem criar um item ele deve possuir uma Receita. Esta receita pode ser outro item que estará com ele, como também um “conhecimento” adquirido por Narrativa. Esta Receita irá apresentar os materiais necessários para criação e como ele deverá ser criado. Note que o Processo de Criação é apenas para Sistema e não envolve funções ou condições de Narrativa (interpretação).
Além das Categorias de Criação, da Receita, o Processo de Criação utiliza os seguintes tópicos: Material, Ferramenta, Local e Estado.
CONDIÇÕES PARA CRIAÇÃO
Material: os próprios materiais utilizados na criação de acordo com a Receita que não é o Item Final.
Ferramenta: utensílios necessários para criação.
Local: espaço utilizado para criação, que pode ser desde um lugar até uma bancada/estrutura.
Estado: condição que todos outros requisitos necessitam possuir/estar para a Criação funcionar. Por exemplo a Água estar como Gelo ou o “material” necessário possuir 4 dias de repouso, etc.
Para cada Categoria haverá uma tabela onde os “itens” terão uma Chance e um Multiplicador. A Chance é um valor C% equivalente a própria chance, ou seja, Chance 75, significa que você precisa obter entre 1 e 75 para ter sucesso.
A Chance é adicionada a Fórmula de Criação do personagem. Se eu tenho na fórmula 50 e a chance 75, tenho no final 125. Como 125 é além de 100, significa que tenho 100% de chance de sucesso, ou seja, irei criar sem chances de falhar. No entanto, há itens que possuem a Chance Negativa.
Se minha fórmula é 50 e a chance do item é -25, tenho no final 25. Então ao invés de 75% de antes teria apenas 25% de chance de sucesso.
Já o Multiplicador irá multiplicar o valor anterior. Se eu tenho 100% de 75, significa 75 (75 x 1.00). Se eu tenho 13% de 75, significa 9 (75 x 0.13).
Então, dependendo do meu personagem e seus Atributos, da Categoria de Criação e suas tabelas (Chance) e seus Multiplicadores, minha Chance Final de Criação será diferente, podendo variar entre Impossível (menor que 1%) a Garantido (maior ou igual a 100%).
ALQUIMIA
A Alquimia representa a Categoria de Criação específica para criação de itens como Poções, Tônicos, Elixires, Frascos ou qualquer outro item que necessite a manipulação de compostos, químicos ou não. A Alquimia difere da Culinária (padrão) por ter seus itens normalmente vinculados a Frascos de Vidro, mas não bebida, e potes de contenção, mas não comida.
Alquimistas de maneira geral também trabalham com Ácidos, Pólvora e outros elementos “líquidos” como Gosmas, Musgos, etc. Cabe ao narrador moldar o que pode ser criado com Alquimia e definir o Rank do item e suas Receitas.
Fórmula de Criação: ( DES + INT ) / 2 + Extras.
Rank | Subcategoria | Chance | Dificuldade Extra | Multiplicador |
---|---|---|---|---|
1 | Misturas Simples | 75 | Muito Fácil | 100% |
2 | Cataplasmas | 55 | Fácil | 75% |
3 | Compostos Simples | 35 | Normal | 56% |
4 | Poções Simples | 15 | Difícil | 42% |
5 | Tônicos Simples | -5 | Muito Difícil | 32% |
6 | Poções Avançadas | -25 | Especialista | 24% |
7 | Elixires Simples | -45 | Alquimista | 18% |
8 | Tônicos Avançados | -65 | Grão-Alquimista | 13% |
9 | Elixires Avançados | -85 | Quase-Impossível | 10% |
NECESSÁRIO:
- Kit de Alquimista (pessoal)
- Misturador de Venenos (pessoal/opcional)
- Ingredientes (externo)
- Bancada Alquímica (local)
ARTESANATO
Artesanato representa a Categoria de Criação específica para criação de itens como Acessórios, Munição (flechas ou projéteis), Armas e Proteções sem usar Metal e itens ou objetos de uso para Narrativa como chaves, alavancas, quadros de pinturas, móveis, roupas, etc.
Fórmula de Criação: ( DES + AGI ) / 2 + Extras.
Rank | Margem por Valor | Chance | Dificuldade Extra | Multiplicador |
---|---|---|---|---|
1 | Até 5.000b | 75 | Singular | 100% |
2 | Acima de 20.000b | 55 | Exemplar | 75% |
3 | Acima de 35.000b | 35 | Avançado | 56% |
4 | Acima de 50.000b | 15 | Espetacular | 42% |
5 | Acima de 65.000b | -5 | Magnífico | 32% |
6 | Acima de 95.000b | -25 | Perfeito | 24% |
7 | Acima de 110.000b | -45 | Épico | 18% |
8 | Acima de 125.000b | -65 | Lendário | 13% |
9 | Acima de 140.000b | -85 | Divino | 10% |
NECESSÁRIO:
- Kit de Artista (pessoal)
- Material (externo)
- Martelo de Trabalho (pessoal/opcional)
- Adaga (pessoal/opcional)
- Bancada do Curtidor (local/couro/opcional)
- Bancada do Tecelão (local/tecido/opcional
- Bancada do Artesão (local/metal/opcional)
- Bancada do Carpinteiro (local/madeira/opcional)
CULINÁRIA
Culinária representa a Categoria de Criação específica para criação de consumíveis tratados como Comida ou Bebida que irão auxiliar os personagens apenas quando ser utilizado. Estes itens possuem uma função mais relacionada ao Sistema do que Narrativa ainda que possa utilizar do Processo de Criação como um mini-game para preparo de pratos “narrativos”.
Fórmula de Criação: ( DES + AGI ) / 2 + Extras.
Rank | Raridade da Receita | Chance | Dificuldade Extra | Multiplicador |
---|---|---|---|---|
1 | Muito Comum | 75 | Muito Fácil | 100% |
2 | Comum | 55 | Fácil | 75% |
3 | Incomum | 35 | Normal | 56% |
4 | Bem Incomum | 15 | Difícil | 42% |
5 | Pouco Raro | -5 | Muito Difícil | 32% |
6 | Raro | -25 | Especialista | 24% |
7 | Muito Raro | -45 | Cozinheiro | 18% |
8 | Raríssimo | -65 | Cozinheiro-Mestre | 13% |
9 | Único | -85 | Cheff 5 Estrelas | 10% |
NECESSÁRIO:
- Kit de Cozinha (pessoal)
- Adaga (pessoal)
- Panela de Ferro (pessoal/opcional)
- Frigideira (pessoal/opcional)
- Ingredientes (externo)
- Forno (local/opcional
- Fogo (local/opcional)
ENCANTAMENTOS
Encantamentos representa a Categoria de Criação específica para a criação de itens como Pergaminhos, Orbs Mágicos, Grimórios, Armadilhas Mágicas, também para Encantamento de Armas ou Proteções. É uma categoria fundamentalmente mágica e para conjuradores, ainda que qualquer personagem possa tentar realizar um Encantamento.
Fórmula de Criação: ( DES + INT ) / 2 + Extras.
Rank | Raridade da Receita | Chance | Dificuldade Extra | Multiplicador |
---|---|---|---|---|
1 | Ler/Identificar Pergaminhos | 75 | Muito Fácil | 100% |
2 | Escrever Pergaminhos | 55 | Fácil | 75% |
3 | Usar Orbs Mágicos | 35 | Normal | 56% |
4 | Ler Identificar Grimórios | 15 | Difícil | 42% |
5 | Escrever Grimórios | -5 | Muito Difícil | 32% |
6 | Encantar Acessórios | -25 | Especialista | 24% |
7 | Encantar Armas | -45 | Encantador | 18% |
8 | Encantar Proteções | -65 | Encantador-Mestre | 13% |
9 | Encantar Criaturas | -85 | Quase-Impossível | 10% |
NECESSÁRIO:
- Kit de Feiticeiro (pessoal)
- Pergaminho Mágico (pessoal)
- Tinta Mágica (pessoal)
- Caneta Tinteiro (pessoal)
- Ingredientes (externo)
FORJA
A Forja representa a Categoria de Criação específica para criação de Armas e Proteções com base no Metal. Itens como Escudos ou “acessórios” que tenham a base e o próprio material como Metal também pode ser forjado.
Fórmula de Criação: ( DES + SOR ) / 2 + Extras.
Rank | Raridade da Receita | Chance | Dificuldade Extra | Multiplicador |
---|---|---|---|---|
1 | Muito Comum | 75 | Singular | 100% |
2 | Comum | 55 | Exemplar | 75% |
3 | Incomum | 35 | Avançado | 56% |
4 | Bem Incomum | 15 | Espetacular | 42% |
5 | Pouco Raro | -5 | Magnífico | 32% |
6 | Raro | -25 | Perfeito | 24% |
7 | Muito Raro | -45 | Épico | 18% |
8 | Raríssimo | -65 | Lendário | 13% |
9 | Único | -85 | Divino | 10% |
NECESSÁRIO:
- Kit de Ferreiro (pessoal)
- Martelo de Trabalho (pessoal)
- Material (externo)
- Molde (local)
- Fornalha (local)
- Bigorna (local)
RITUAIS
Apesar de também ser classificado como uma Categoria de Criação, Ritual não “cria” objetos propriamente dito, no entanto, cria produtos e resultados do próprio ritual. Rituais podem servir para muitas coisas, desde fortalecer uma magia ativa, evocar uma criatura extraplanar ou mesmo amaldiçoar um personagem. Independente disso, Rituais são perigosos já que podem falhar e causar graves problemas ao conjurador que esteja realizando o ritual.
Fórmula de Criação: INT + Extras.
Rank | Ação de Exemplo | Chance | Dificuldade Extra | Multiplicador |
---|---|---|---|---|
1 | Perceber Ritual | 75 | Muito Fácil | 100% |
2 | Entender Ritual | 55 | Fácil | 75% |
3 | Fazer Ritual Simples | 35 | Normal | 56% |
4 | Evocar Criatura Simples | 15 | Difícil | 42% |
5 | Fazer Ritual Avançado | -5 | Muito Difícil | 32% |
6 | Evocar Criatura Avançada | -25 | Especialista | 24% |
7 | Cancelar Ritual Simples | -45 | Encantador | 18% |
8 | Cancelar Ritual Avançado | -65 | Encantador-Mestre | 13% |
9 | Reverter Ritual | -85 | Quase-Impossível | 10% |
NECESSÁRIO:
- Kit de Feiticeiro (pessoal)
- Ingredientes (externo)
- Local (preparado)