Clima e Ambiente

As vezes o clima pode mudar um pouco as regras.

DIA & NOITE

Arkana-RPG trabalha com variações entre Dia e Noite, tanto para algumas condições específicas, como Talentos ou Vantagens/Desvantagens, quanto para a dificuldade do próprio Jogo.

Durante o Dia criaturas do elemento Sombras, Morte ou Vazio são mais fracas.

Durante a Noite criaturas do elemento Luz são mais fracas.

Criaturas consideradas Demônios, Elementais das Trevas, Aberrações ou Mortos-Vivos causam o dobro de dano durante a Noite e recebem apenas a metade.

Criaturas consideradas Espíritos Brancos (anjos) e Elementais (exceto das Trevas) causam o dobro de dano durante o Dia e recebem apenas a metade.

VARIAÇÕES CLIMÁTICAS

Arkana-RPG trabalha com as condições climáticas comuns. Portanto, dias ensolarados, tempestuosos, secos ou com nevascas podem ocorrer normalmente dependendo da região onde está acontecendo o Jogo. No entanto, existem 4 variações climáticas distintas: Neblina de ArkaniattoTempestade RadioativaNuvem Tóxica e Zona do Vazio.

Neblina de Arkaniatto: a região sob esta condição não permitirá que personagens ou criaturas utilizem de magias ou habilidades mágicas relacionada a própria Magia e Mana. Algo como uma Zona Anti-Magia.

Tempestade Radioativa: a região sob esta condição irá acumular RADs (radiação) para cada personagem ou criatura não-imune e aplicará seus próprios efeitos negativos de acordo com os níveis de RADs atè a Morte Verdadeira.

Nuvem Tóxica: semelhante a Tempestade Radioativa, no entanto, não acumula níveis de veneno. O efeito é fixo e contínuo desde que o personagem ou criatura não seja imune ou tenha alguma resistência àquele veneno.

Zona do Vazio: a região sob esta condição terá Criaturas do Vazio e diferentes status negativos. Devido a incompatibilidade entre os dois mundos, o mundo do Vaartari (local onde o Jogo ocorre) além de ser destruído gradativamente, possui várias regras quebradas, ou seja, coisas que não deveriam acontecer, acontecem.

ARKANIATTO

Arkaniatto é o nome dado a um lugar com alto índice de Mana Negativa, ou seja, anti-magia. Criaturas que são sensíveis ao Arkaniatto ou que dependem da magia para viverem estarão em um lugar considerado venenoso para suas almas e corpos. Apesar de existir “magia” nestes lugares, o uso da própria magia se torna impossível. Seria como tentar abrir um baú de dentro do oceano, a pressão é muito alta para a maioria das criaturas, tornando-se essa ação quase impossível.

Arkaniatto é diferente de um lugar com alta concentração de Mana ou Cristais de Mana. E por isso, diferente do que acontece com os outros lugares, estes possuem uma condição específica que remove a saturação (cor) de todas as coisas fazendo destas regiões um ambiente sem cor e com aparência “morta”. Arkaniatto também impede que o ar flua normalmente, então é normalmente um lugar semelhante a um deserto.

Imagine um jardim, todo florido e colorido com correntes de vento. Se estivesse em Arkaniatto, seria de uma coloração preto e branco sem vida e totalmente estáticas devido ao ar-local.

RADIOATIVIDADE

Radioatividade é um tipo de Ondas normalmente letal aos organismos vivos. Tratamos Radioatividade em Arkana-RPG como um tipo específico de “veneno” que pode diminuir drasticamente as ações e habilidades de um personagem até levar à Morte Verdadeira. Radioatividade é algo para ser tratado e utilizado junto ao cenário e narrativa. Para fins de Sistema, é tratado como veneno e a condição Envenenado.

TOXICIDADE

Toxicidade, também chamado de Veneno, é o que define se algo pode ou não Envenenar o personagem. Assim como o quão difícil, potente ou demorado é este efeito sobre ele. Criaturas que sejam do elemento Veneno normalmente são imunes a muitos tipos de venenos, logo, da própria Toxicidade. Afim de padronizar e resumir, tudo que é Venenoso ao organismo (da maioria das criaturas) é considerado como algo tóxico: Veneno.

VAZIO

O Vazio é o Mundo de Antimatéria e ele não é acessível pelos personagens de maneira convencional. Uma simples fenda que divide os mundos pode ser perigosa o suficiente para acabar com toda Realidade. O Vazio e o Vaartari não podem existir no mesmo espaço, no entanto, criaturas do Vazio conseguem manter-se vivas no Vaartari enquanto o contrário é impossível.

Possuímos relacionado ao Vazio os seguintes tópicos: As Criaturas do Vazio (inimigo), Vazio (elemento) e o próprio Vazio (local).