Atributos

Como classificar um personagem? Simples, use Atributos!

SOBRE OS ATRIBUTOS

Arkana-RPG trabalha com 6 (seis) atributos: Força (FOR), Agilidade (AGI), Destreza (DES), Inteligência (INT), Resistência (RES) e Sorte (SOR). Os Atributos são essenciais para o cálculo da maioria dos Status e utilizados para determinar requisitos, condições e Testes de Atributos. Podemos dizer que os Atributos são a principal força motriz que move o sistema.

ATRIBUTOS ARKANA-RPG
NomeAbrev.SistemaNarrativa
ForçaFORATQc, ATQd, DCc, DNFc, HPM, LDCTeste de Atributo: FOR, Teste de Carisma: Intimidação, Teste de Resistência: RES.Física
AgilidadeAGIATQc, ATQd, ATQm, EVA, INI, QTDTeste de Atributo: AGI
DestrezaDESATQc, ATQd, ATQm, CC, DCd, DNFd, EVATeste de Atributo: DES, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Resistência: RES.Mental
InteligênciaINTATQm, DCm, DNM, MPMTeste de Atributo: INT, Teste de Carisma: Comercializar, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Carisma: Seduzir, Teste de Resistência: RES.Mágica, Teste de Resistência: RES.Mental
ResistênciaRESDEF, DEM, EVA, ENM, HPM, LDC, LDQ, MPMTeste de Atributo: RES, Teste de Carisma: Intimidar, Teste de Resistência: RES.Física, Teste de Exaustão
SorteSORATQc, ATQd, ATQm, CC, EVATeste de Atributo: SOR, Teste de Carisma: Negociar, Teste de Carisma: Persuadir. Todos outros Atributos com 10%.

FORÇA

Quem disse que armas grandes não assustam?

Força é o atributo que determina o quão forte é seu personagem. O quanto pode bater, carregar, erguer, lançar, etc. Em Narrativa, serviria para arrombar uma porta, erguer uma tampa de bueiro, um desafio de Queda-de-Braço, agarrar uma criatura, etc.

SistemaNarrativa
ATQc, ATQd, DCc, DNFc, HPM, LDCTeste de Atributo: FOR, Teste de Carisma: Intimidação, Teste de Resistência: RES.Física

AGILIDADE

Não precisa correr mais rápido, apenas mais rápido que seu amigo!

Este é o atributo que define a velocidade física do personagem. Assim como suas capacidades para correr, se esgueirar, realizar saltos e acrobacias, etc. Em Narrativa, serviria para passar despercebido por um guarda, saltar por um muro, pular de um telhado ao outro, esquivar de uma armadilha, etc.

SistemaNarrativa
ATQc, ATQd, ATQm, EVA, INI, QTDTeste de Atributo: AGI

DESTREZA

Se o inimigo lhe espera, então surpreenda-o!

Este é o atributo que define a velocidade mental do personagem, assim como suas capacidades de observar pontos fracos dos adversários e estruturas, além de ser fundamental para o combate à distância. Em narrativa, serviria para desarmar uma armadilha, abrir uma porta, sentir variações no cenário, observar atentamente alguma direção ou ficar de guarda, etc.

SistemaNarrativa
ATQc, ATQd, ATQm, CC, DCd, DNFd, EVATeste de Atributo: DES, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Resistência: RES.Mental

INTELIGÊNCIA

Se uma coisa deve saber, é que não sabes nada.

A inteligência é o atributo que define suas capacidades mentais e lógicas, assim como garantir melhor conhecimento em Conhecimentos Gerais, Técnicos ou assuntos Mágicos. É fundamental para Conjuradores. Em Narrativa, serviria para identificar uma magia ou ritual, lembrar de algum acordo, norma ou lei, calcular uma rota ou situação lógica, conjurar uma magia ou efeito sobrenatural, etc.

SistemaNarrativa
ATQm, DCm, DNM, MPMTeste de Atributo: INT, Teste de Carisma: Comercializar, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Carisma: Seduzir, Teste de Resistência: RES.Mágica, Teste de Resistência: RES.Mental

RESISTÊNCIA

Não importa o quanto você bata, o importante é o quanto você resiste!

Este é o atributo que define a resistência geral do personagem contra os diversos desafios. Também direciona testes como nadar, escalar, resistir à veneno, frio, calor, exaustão, etc. Em Narrativa serviria para nadar durante um longo período, manter-se com um peso constante, não ser afetado por alguma comida tóxica, etc.

SistemaNarrativa
DEF, DEM, EVA, ENM, HPM, LDC, LDQ, MPMTeste de Atributo: RES, Teste de Carisma: Intimidar, Teste de Resistência: RES.Física, Teste de Exaustão

SORTE

A Sorte não existe, o que chamamos de sorte é apenas o cuidado com os detalhes.

A sorte define a capacidade sobrenatural do seu personagem conseguir fazer as coisas darem certo para seu lado. Também pode ser utilizada para substituir qualquer outro Teste de Atributo por dia de acordo com sua Sorte Base. Em Narrativa, serviria para retirar a carta certa durante uma partida de baralho, passar despercebido quando não haveria como, atingir o ponto fraco de um alvo, etc.

SistemaNarrativa
ATQc, ATQd, ATQm, CC, EVATeste de Atributo: SOR, Teste de Carisma: Negociar, Teste de Carisma: Persuadir. Todos outros Atributos com 10%.