Como classificar um personagem? Simples, use Atributos!
SOBRE OS ATRIBUTOS
Arkana-RPG trabalha com 6 (seis) atributos: Força (FOR), Agilidade (AGI), Destreza (DES), Inteligência (INT), Resistência (RES) e Sorte (SOR). Os Atributos são essenciais para o cálculo da maioria dos Status e utilizados para determinar requisitos, condições e Testes de Atributos. Podemos dizer que os Atributos são a principal força motriz que move o sistema.
Nome | Abrev. | Sistema | Narrativa |
---|---|---|---|
Força | FOR | ATQc, ATQd, DCc, DNFc, HPM, LDC | Teste de Atributo: FOR, Teste de Carisma: Intimidação, Teste de Resistência: RES.Física |
Agilidade | AGI | ATQc, ATQd, ATQm, EVA, INI, QTD | Teste de Atributo: AGI |
Destreza | DES | ATQc, ATQd, ATQm, CC, DCd, DNFd, EVA | Teste de Atributo: DES, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Resistência: RES.Mental |
Inteligência | INT | ATQm, DCm, DNM, MPM | Teste de Atributo: INT, Teste de Carisma: Comercializar, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Carisma: Seduzir, Teste de Resistência: RES.Mágica, Teste de Resistência: RES.Mental |
Resistência | RES | DEF, DEM, EVA, ENM, HPM, LDC, LDQ, MPM | Teste de Atributo: RES, Teste de Carisma: Intimidar, Teste de Resistência: RES.Física, Teste de Exaustão |
Sorte | SOR | ATQc, ATQd, ATQm, CC, EVA | Teste de Atributo: SOR, Teste de Carisma: Negociar, Teste de Carisma: Persuadir. Todos outros Atributos com 10%. |
FORÇA
Quem disse que armas grandes não assustam?
Força é o atributo que determina o quão forte é seu personagem. O quanto pode bater, carregar, erguer, lançar, etc. Em Narrativa, serviria para arrombar uma porta, erguer uma tampa de bueiro, um desafio de Queda-de-Braço, agarrar uma criatura, etc.
Sistema | Narrativa |
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ATQc, ATQd, DCc, DNFc, HPM, LDC | Teste de Atributo: FOR, Teste de Carisma: Intimidação, Teste de Resistência: RES.Física |
AGILIDADE
Não precisa correr mais rápido, apenas mais rápido que seu amigo!
Este é o atributo que define a velocidade física do personagem. Assim como suas capacidades para correr, se esgueirar, realizar saltos e acrobacias, etc. Em Narrativa, serviria para passar despercebido por um guarda, saltar por um muro, pular de um telhado ao outro, esquivar de uma armadilha, etc.
Sistema | Narrativa |
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ATQc, ATQd, ATQm, EVA, INI, QTD | Teste de Atributo: AGI |
DESTREZA
Se o inimigo lhe espera, então surpreenda-o!
Este é o atributo que define a velocidade mental do personagem, assim como suas capacidades de observar pontos fracos dos adversários e estruturas, além de ser fundamental para o combate à distância. Em narrativa, serviria para desarmar uma armadilha, abrir uma porta, sentir variações no cenário, observar atentamente alguma direção ou ficar de guarda, etc.
Sistema | Narrativa |
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ATQc, ATQd, ATQm, CC, DCd, DNFd, EVA | Teste de Atributo: DES, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Resistência: RES.Mental |
INTELIGÊNCIA
Se uma coisa deve saber, é que não sabes nada.
A inteligência é o atributo que define suas capacidades mentais e lógicas, assim como garantir melhor conhecimento em Conhecimentos Gerais, Técnicos ou assuntos Mágicos. É fundamental para Conjuradores. Em Narrativa, serviria para identificar uma magia ou ritual, lembrar de algum acordo, norma ou lei, calcular uma rota ou situação lógica, conjurar uma magia ou efeito sobrenatural, etc.
Sistema | Narrativa |
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ATQm, DCm, DNM, MPM | Teste de Atributo: INT, Teste de Carisma: Comercializar, Teste de Carisma: Persuadir, Teste de Carisma: Seduzir, Teste de Resistência: RES.Mágica, Teste de Resistência: RES.Mental |
RESISTÊNCIA
Não importa o quanto você bata, o importante é o quanto você resiste!
Este é o atributo que define a resistência geral do personagem contra os diversos desafios. Também direciona testes como nadar, escalar, resistir à veneno, frio, calor, exaustão, etc. Em Narrativa serviria para nadar durante um longo período, manter-se com um peso constante, não ser afetado por alguma comida tóxica, etc.
Sistema | Narrativa |
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DEF, DEM, EVA, ENM, HPM, LDC, LDQ, MPM | Teste de Atributo: RES, Teste de Carisma: Intimidar, Teste de Resistência: RES.Física, Teste de Exaustão |
SORTE
A Sorte não existe, o que chamamos de sorte é apenas o cuidado com os detalhes.
A sorte define a capacidade sobrenatural do seu personagem conseguir fazer as coisas darem certo para seu lado. Também pode ser utilizada para substituir qualquer outro Teste de Atributo por dia de acordo com sua Sorte Base. Em Narrativa, serviria para retirar a carta certa durante uma partida de baralho, passar despercebido quando não haveria como, atingir o ponto fraco de um alvo, etc.
Sistema | Narrativa |
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ATQc, ATQd, ATQm, CC, EVA | Teste de Atributo: SOR, Teste de Carisma: Negociar, Teste de Carisma: Persuadir. Todos outros Atributos com 10%. |