Modificadores

Arkana-RPG trabalha com diferentes Modificadores que permitem uma customização melhor em determinada área de atuação de seu personagem.
Sistema - Habilidades

Tudo sobre Modificadores

Para o Arkana-RPG, Modificadores são todos tipos de vantagens ou desvantagens adquiridas para fazer do seu personagem Único em relação aos outros de uma mesma Raça e Classe. Enquanto cada Jogador decidir seguir um caminho de acordo com seus interesses, ele poderá fazer ações e feitos que talvez outros não possam, e se podem, faria melhor que eles.

Arkana-RPG trabalha com 4 (quatro) tipos de Modificadores: VantagemDesvantagemTalento e Perícia. E cada um pode ser comprado (adquirido) durante um processo ou nível específico. Veja mais sobre cada tipo de modificador a seguir.

Vantagens

As Vantagens são Modificadores obtidos na criação do personagem e em determinados eventos de acordo com a história e sua evolução. Estas vantagens, assim como o nome sugere, são aptidões ou características dadas aos personagens que o diferenciam da média normal de seu grupo social, racial ou de classe que lhe beneficiarão de alguma forma. Dividimos as Vantagens em DeverFísicaMental e Sobrenatural.

Quando referimos a Vantagem, verificamos que:

  • • Custo separado por vírgula, você deve optar por um nível. Quando 1~5, significa que você pode pegar o nível desejado ou evoluir futuramente.
  • • “Requer História” além de ser obrigatório mencionar na história do personagem, a interpretação para aquela situação deve possuir aceitação do Narrador para surtir efeito.

Personagens de jogadores já possuem 5 pontos para comprar as seguintes Vantagens e conseguir mais pontos pegando Desvantagens. E poderão pegar até 5 Vantagens

Desvantagens

As Desvantagens funcionam igual a Vantagens, no entanto, são situações e características onde dificultam um pouco a progressão da história a fim de entregar aos personagens pontos para comprar outras Vantagens ou distribuir em Atributos Base.

Personagens podem comprar até 3 (três) desvantagens e podem distribuir apenas 4 (quatro) pontos de desvantagem nos Atributos Base, portanto, ficando com 4/6 atributos no máximo permitido (5). Se o jogador já colocou pontos em um atributo até o máximo de 5, este não poderá ter seu valor incrementando pelas Desvantagens.

  • • Custo separado por vírgula, você deve optar por um nível.
  • • “Requer História” além de ser obrigatório mencionar na história do personagem, a interpretação para aquela situação deve possuir aceitação do Narrador para surtir efeito.

Cabe ao Narrador avisar o que espera e como irá funcionar cada Desvantagem, assim como impedir ou limitar o uso de alguma caso ela esteja muito além do que se espera da aventura.

Talentos

Os Talentos são um outro tipo de costumização para seu personagem. Talentos são obtidos nos níveis múltiplos de 10 além do 0, onde todos personagens de jogadores recebem acesso ao seu primeiro talento. Talentos garantem pequenas vantagens em relação a uma ação ou cenário. Também funcionam para auxiliar Testes de Carisma ou de Conhecimento Geral. Assim como adicionam bonificações em combate ou mesmo na Narrativa.

Existem 9 (nove) tipos de talentos: CombateConhecimentoCriaçãoEquipamentosEstiloMagiaSistemaSobrevivência e Transporte.

  • Combate: Funcionam somente em Combate e são focados diretamente em Combate.
  • Conhecimento: Funcionam em testes de Conhecimento Geral facilitando o uso de Testes de Atributo, Carisma ou Narrativa.
  • Criação: Melhoram ou permitem a criação de itens em geral.
  • Equipamentos: Permitem a utilização de um tipo ou categoria de item sem nenhum tipo de penalização.
  • Estilo: Afetam o seu personagem caso siga um “estilo de vida/jogo”.
  • Magia: Afetam a Magia (sistema) inerente do mundo.
  • Sistema: Afetam algum cálculo da ficha porque sim.
  • Sobrevivência: Afetam a testes de sobrevivência de modo geral.
  • Transporte: Permitem a utilização de um tipo ou categoria de transporte sem nenhum tipo de penalização.
TALENTOS INICIAIS

Talentos iniciais são aqueles que podem ser selecionados apenas no nível 0, o que torna uma escolha única entre eles. Humanos ou raças que tenham o Modificador Zona Segura podem escolher 1 (um) Talento Inicial extra.

TALENTOS E SEUS CUSTO

Entre (parênteses) você terá o custo do Talento. Quando (1), significa que ele pode ser adquirido uma vez, quando (1~5), ele pode ser adquirido até 5 vezes cumulativo e quando (1+), significa que ele pode ser adquirido várias vezes, mas para situações específicas ou condições únicas.

E SE EU NÃO QUISER TALENTO(S)?

Tudo bem, você pode utilizar o Talento em questão como Ponto de Troca. Um Talento equivale a 1 Ponto de Personagem. Caso você deseje trocar os talentos por estes pontos, converse com seu Narrador primeiro. Note: esta é uma maneira de evoluir Vantagens que tenham sido adquiridas em níveis baixos (1~5).

Lembre-se, você recebe um Talento nos níveis: 0, 10, 20, 30, 40, 50, 60, 70, 80, 90, 100, etc.

Perícias

Perícias são a última linha de modificadores em que um personagem pode se especializar sem a necessidade de seguir alguma regra ou condição. Portanto, qualquer Raça ou Classe pode escolher as Perícias a seguir.

Existem 4 (quatro) tipos de perícias: DefensivaOfensivaSuporte e Teste.

  • Defensiva: úteis para melhorar sua defesa no combate.
  • Ofensiva: úteis para melhorar sua ofensiva no combate.
  • Suporte: garantem funções extras ou melhoras para o personagem.
  • Testes: melhoram ou facilitam determinados testes para o personagem.
PERÍCIAS EXCLUSIVAS

Perícias são obtidas através de Nível, sendo 25, 50 e 75. Algumas também podem ser adquiridas através de treinamento, ou seja, se em determinada aventura o personagem possuir um tutor, tempo e recursos, ele poderá receber uma Perícia para aquela área específica.

PERÍCIAS E TÍTULOS

Todas perícias são tratadas como Títulos únicos. Então, ao ter uma das três perícias base, o personagem pode ser chamado por elas ao invés do nome. Isso também significa que sua parte “narrativa” recebe melhoras de acordo com seu título.

E SE EU NÃO QUISER PERÍCIAS(S)?

Tudo bem, você pode utilizar a Perícia em questão como Ponto de Troca. Uma Perícia equivale a 4 Pontos de Personagem. Caso você deseje trocar as Perícias por estes pontos, converse com seu Narrador primeiro. Note: esta é uma maneira de evoluir Vantagens que tenham sido adquiridas em níveis baixos (1~5).

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