Quer saber por onde começar a jogar RPG?

Sejam bem-vindo heróis e vilões.

Certamente você se interessou por participar desse mundo de “RPG”, mas não faz ideia por onde começar, ou se já possui uma base, por ser muito vasto, torna-se um pouco difícil dar aquele passo inicial.

Não tenho uma receita de bolo. Então pode ser que não funcione com você ou que precise alterar alguns pontos aqui ou ali para tudo dar certo. Porém, nada melhor que ter um chão para pisar.

Amigos, amigos, amigos! Sim, tenha amigos. Mesmo para aqueles que você conheceu recentemente. Ele deverá ser seu “amigo” para que todos possam se divertir.

1) Amigos

A primeira coisa que você irá precisar é: Amigos. Pessoas para serem suas companheiras e amigas em jogo e fora dele. Se você vive em um lugar onde o RPG não é muito divulgado e até mesmo não tem nenhum amigo próximo que goste, não se desespere. Por se tratar de uma atividade social, é muito importante conhecer novas pessoas para expandir seu horizonte de ideias e possibilidades.

Quando falamos de RPG, deixando claro que é o de Mesa, temos que considerar as duas alternativas, Online e Presencial.

Online: jogar o RPG através de um sistema online como Roll20, RRPG Firecast, Fantasy Grounds ou até mesmo aplicativos de mensagens e grupos como Discord, Amino, Whatsapp

Presencial: escolher um local físico para jogar ao redor de uma mesa utilizando normalmente fichas de papel e dados, inclusive fazendo pausa para um lanche coletivo.

Online garante mais facilidade para encontrar pessoas com qual jogar, conhecidas ou não, bastando a organização e confirmação do horário. No entanto, por estar em lugares diferentes com características diferentes, é mais fácil haver conflitos de opiniões ou falta de atenção no jogo (afinal, um ALT+TAB já tira todo seu foco).

Presencial torna tudo mais sério e “ao vivo”, trazendo uma imersão maior e contato direto com os jogadores/personagens, porém, certamente é mais difícil arrumar um lugar para se ter os jogos e cada jogo pode ser um “milagre” já que os jogadores e o mestre poderão precisar de inúmeras condições para que tudo dê certo. Quanto mais condições: meio de transporte, clima, situações regionais, etc, mais chances de algo travar o jogo.

E como eu encontro “pessoas”? Simples, você pode começar convidando seus amigos, mesmo que nunca tenham jogado antes, para jogar juntos. Se não for o caso, entrar em um grupo de RPG criando um simples post: “Olá, me chamo Joãozinho, nunca joguei RPG, mas gosto muito do assunto, alguém tem alguma vaga para iniciantes?” ou “Olá, me chamo Pedrinho e estou querendo iniciar uma mesa de RPG para iniciantes. Também sou novo, mas estou me esforçando para dar meu melhor”.

Tenha certeza que o grupo não possui elementos “contrários” a eles mesmo. A ideia é se divertir e isso significa que não devemos toda hora discutir como personagem ou jogador. Se as pessoas possuem ideias e comportamentos muito diferentes, pode ser que este grupo ou aquela pessoa não seja ideal para jogar.

Ok, pessoas. Entendi. E o que mais?

O Narrador é aquele que irá colocar uma base para que os jogadores possam pisar e será TODOS outros personagens e acontecimentos não controlados diretamente pelos jogadores.

2) NARRADOR

A segunda coisa que precisam ter, agora com nossos amigos, é escolher alguém para ser o Dungeon Master (DM), Mestre, Narrador ou qualquer outro nome que vocês queiram atribuir a ele. Esta pessoa precisa ter, fundamentalmente, Organização. Sendo ela a base da Narrativa e da história, a organização será ideal para manter todos pontos em seus lugares certos e se porventura algum desses pontos sair voando, ela conseguirá arranjar uma maneira rápida e direta para contornar o problema.

O Narrador também precisa saber mais sobre o universo (cenário) e as regras (sistema) que o grupo desejar jogar. Mesmo que os jogadores possam ajudar – e devem – para o bom andamento da mesa, ainda caberá ao Narrador como um juiz mediar possíveis acordos ou conflitos de acordo com seu conhecimento prévio.

Alguns acreditam que o Narrador é o “deus” da mesa e até concordo em partes, mas ele é apenas o mediador entre as consequências do mundo em relação as ações dos jogadores. Aquele que for colocado como Narrador do grupo não será mais ou menos importante, apenas terá uma posição extra como observador e julgador das ações.

Você pode utilizar o próprio Arkana-RPG para este fim, no entanto, ele não é aconselhável para quem está começando agora. Veja a seguir um pequeno “sistema” para você e seus amigos praticarem.

3) CENÁRIO E SISTEMA

A terceira coisa que precisam é escolher o Cenário e o Sistema que desejam jogar. Se você como jogador já tem a base ou interesse em jogar algo específico, considere pular para quarta parte.

Se você reuniu seus amigos, tem um lugar e horário predeterminado, e alguém se prontificou a ser o Narrador, agora vem a parte divertida: O que vocês vão jogar? Qual Cenário?

Cenário é a ambientação e o mundo que a aventura se passará.

Vocês podem jogar em um mundo de fantasia tradicional como nas histórias do Senhor dos Anéis, Ciclo da Herança (Eragon) ou As Crônicas de Nárnia. Ou em mundo alternativo fantástico como Piratas do Caribe, MIB, Harry Potter. Talvez em uma série animada como Turma da Mônica, Liga da Justiça ou Vingadores. Ou Anime como Samurai X, Naruto e Boku No Hero Academia. Muitos sistemas grandes de RPG possuem cenários próprios: Forgotten Realms, Dragonlance, Ravenloft, Greyhawk, Mystara, para D&D; Tormenta para TormentaD20, etc.

Ao escolher o cenário, o grupo deve selecionar um Sistema que é basicamente o conjunto de regras e parâmetros para vocês construírem seus personagens e jogarem neste mundo. As regras estarão lá para definir o que foi bem-sucedido, quanto dano seu ataque ou golpe causou e se seu personagem está evoluindo, morrendo ou mudando. Sistemas mais simples são ideais para começar a jogar o RPG, mas a ideia não é travar ninguém, ainda mais novato, em um sistema. Além disso, isso é muito pessoal e vai depender do gosto de cada um.

Para começar, porque não jogar algo muito simples:

Todos personagens, independente do cenário, devem distribuir 6 pontos ente Combate e Narrativa. Estes dois atributos definem o quão bom é seu personagem nestas duas áreas: Combate (lutas, batalhas, conflitos físicos, habilidades atléticas, etc) e Narrativa (carisma, manipulação, “inteligência”, senso comum, sabedoria, etc).

Com apenas 1d6 como forma de trazer algo mais aleatório para deixar a aventura dinâmica e emocionante, vocês só precisam lançar 1d6+ATRIBUTO, precisando ser um valor maior que seu adversário ou da tabela a seguir:

Muito Fácil 4
Fácil 5
Normal 6
Difícil 7
Muito Difícil 8
Extremo 9

Pronto. Sempre que alguém precisar lançar um teste para decidir algo, use a “regra” acima. Você pode adicionar mais regras, mais atributos ou condições e fazer do Sistema uma maneira simples e rápida para jogar. Cada Cenário tem suas diferenças e é comum ao Narrador ajustar o sistema – ou o contrário – para que tanto Cenário quanto Sistema estejam em harmonia.

Não é porque você PODE que você deveria fazer. Também não é porque DEVERIA fazer, você pode fazer. Antes de fazer qualquer coisa, questione, e se ainda tiver dúvidas, questione uma segunda vez.

4) BOM SENSO

Por último, a quarta coisa que precisam é… bom senso. Sim. Ter bom senso é ótimo para você contornar ou evitar problemas. Não crie nada desleixado, assim como nada que humilhe seus amigos. Se a mesa possui muitos jogadores que adoram lutar, não seja o chato que deseja o contrário. Se ninguém quer lutar, não seja o bárbaro ignorante que vive para lutar. Se você é novo no mundo do RPG, certamente cometerá gafes iniciais de acordo com o que se espera de qualquer novato.

Então use estes erros para evoluir como personagem e jogador. Mostre comprometimento com o assunto, chegue um tempo mais cedo para revisar sua ficha, sua história ou o resumo do que aconteceu nas sessões anteriores. Como uma atividade social, ela depende de TODOS do grupo para dar certo e ser divertido. Você tem que fazer sua parte, no mínimo, e ajudar aqueles que tiverem problemas focados.

Agora que você tem as 4 “Coisas”, você pode começar a jogar RPG por aí chamando novas pessoas para se aventurar com você. Faça um rodízio de Narrador para que todos possam ter as duas experiências enquanto jogam e evoluem.

Gostou? Comente, compartilhe com seus amigos e vamos fazer do RPG uma diversão coletiva para esquecermos dos problemas do dia-a-dia.

TLDR: Você precisa de Amigos, de um Narrador, de um Cenário e Sistema e de Bom Senso. Tudo é ajustável para que o Grupo se divirta junto sem detrimento de nenhum outro. Se algo não está de agrado, apenas pule para outro e encontre seu grupo.

Patrick Leo
Patrick Leo

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