O Mito da Criação do Universo

O Mito da Criação do Universo

O que é a Criação sem seu Criador? Quem foi o primeiro a iniciar o Tempo, ou o primeiro a criar as coisas? Eis que podemos dar-lhes nomes e nomes, mas nenhum representaria Ele que está acima de todos. Acima de nossa compreensão.

“Estamos Limitados ao acaso de apenas viver no mundo já criado, mas sem saber o porquê, e se soubéssemos, certamente não seríamos mais nós mesmos”.

Arkana também possui estas dúvidas, pois elas estão além de qualquer raça ou criatura. E para confundir, ainda é mutável. As respostas poderiam ser muitas já que cada história tem sua própria realidade independente de uma premissa ou não. Cada Narrador tem o direito de intervir, adicionar ou remover palavras. Cada Observador tem o direito de entender, de sua própria maneira, a história contada.

Então como teríamos certeza que há uma única Verdade?

Arkana é movida inteiramente pela Profecia: “Ajude a Vida viver, para que não tenhamos que recomeçar, e si isso acontecer, Tudo agora irá acabar”.

O quê? Ainda não está convencido? Tudo bem, se a curiosidade está tão grande assim, o que resta é contar. Se acomode da melhor forma, e não tenha pressa para entender a história, apenas respire, inspire, e imagine estando lá, quando tudo isso aconteceu…

A Criação

No inicio só havia o Nada, a total ausência de qualquer coisa, mas, por um motivo do Nada surgiu três variantes supremas: A Existência para que existisse qualquer coisa no Nada, A Força para ação de algo vir a existir e a Palavra para dar o início a esta existência.

Da Existência veio o Tempo: o passado, presente e futuro. Tudo que foi feito, está sendo feito ou será feito até o fim de seu próprio tempo. Também veio o Espaço: o verdadeiro Vácuo que pudesse ser ocupado por tudo e pelo nada do Vazio.

Da Força veio a Chama Eterna: a presença do agir e a própria Ação, a fonte de tudo, seja vivo, energia ou magia. Também da Força veio o Vaartariel: a esfera negra que delimita a região do Vácuo, onde ele inicia e onde termina tudo que um dia seria real.

Da Palavra veio o Criador e o Destruidor, o conceito do equilíbrio, do pensamento e da ordem. A capacidade de agir e dar início. O conceito de dar fim a tudo para que possa recomeçar.

Quando se fizeram presentes, as três variantes supremas deram origem a todas outras coisas:

“O Criador utilizou da Chama Eterna para criar todas as coisas no Vaartari dentro do Espaço e do Tempo, e dado seu pensamento, forçou a ação da criação de sua própria vontade para que criasse o algo, diferente do Nada”.

O Criador não era um deus, sequer um anjo da criação. Ele estava acima de tudo e todos. Através de sua existência tudo veio a surgir e somente ele poderia fazer algo assim. Ninguém estava além, sua posição era a mais alta de todos, seja no Salão Celestial, seja em qualquer outra área do Vaartariel e até mesmo Além do Nada – Navieh.

O Poema do Criador

No princípio Criador acordou,
Então, vendo Criador o Nada e o Vazio, criou,
De sua voz surgiu o grande-céu e a terra, mas era sem forma e vazia,
As Trevas sobre a face do abismo havia e com glória ordenou:
Que haja Luz, e assim fez, do grande-céu por sua vez.
E vendo Criador que a Luz era boa em sua harmonia,
Criou o Sol e a Lua e deu-lhes cada porção do dia.
O Criador feliz com que lhe tinha criado,
Deu forma ao Universo e o Mundo do Sonhar,
Seus filhos, queridos, os predestinados
Carregariam consigo o poder de Criar.
Mas teriam suas próprias vidas,

Criador os deixou livre para agir, porém criou algo que pudessem lembrar, toda vez que criassem um pouco Dele iriam sentir.

E era este o objetivo do Sonhar,
Lembrando o Pai que o fez surgir.
Lembrando o Pai que o fez amar.

E a eles deu a Chama do Desejo, impagável e eterna, o motivo para qual viveriam era o mistério, desde o início, com o desejo, moviam sempiterna e a cada dia, suas vidas ganhavam maior elastério.

Sobre a terra e no grande-salão
Denominou o Mundo que Há – Vaartariel.
O Universo onde a Profecia iria acontecer
E do Trono além de todo véu
Pediu aos seus anjos que procurassem viver
Com seu último suspiro decidiu se ausentar
Observar os atos de seus filhos e de toda criação
Iria para Navieh, o além do Nada, esperar
Estariam agora sob suas próprias mãos
Voltaria ao fim da Profecia para julgar:
Se continuariam a viver eternamente
Ou se tudo voltaria ao Nada
Para mais uma vez recomeçar

O Cântico da Profecia

Procures um objetivo puro, Tenhas apenas uma missão
Libertai-vos o mundo das sombras com as Chamas do coração.
Destinado do destino, arauto da justiça,
perfeito proscrito, defensor da vida.
Ganhe a força que precisas coragem, virtude, verdades…
para que nada seja perdido.
E que possa ser lembrado
Todas vidas e seus sacrifícios
No eterno tempo sem fim
E quando o Fim do Tempo chegar
O Senhor de Todos irá julgar
Seus atos e de seus irmãos
Para finalmente determinar
Se merecem Salvação

Tudo está dentro do Vaartari (Vartari ou Vaartariel), pois esse é o nosso Universo, o Mundo que Há. E além dele, em sua borda, existe apenas o Nada, ausência de todas as coisas.

A Origem

O Supremo Criador veio do Mundo dos Deuses e vislumbrando o completo Nada, sentou-se em seu trono. Solitário, pegou a Chama Eterna e como um pincel, tingiu a grande esfera negra com cor e vida. No início, desejava luzes para deixa-la bonita e quando assim o fez, criou os anjos para que também vislumbrassem a origem de sua criação. O Criador deu vida a oito anjos e satisfeito com o que tinha criado, deu a eles a missão de continuar sua criação.

Aos anjos o Criador deu parte da Chama Eterna e como pequenos pincéis, seus anjos o ajudaram a pintar o Vaartari. Só que tudo estava tão igual, pois apenas seguiam suas ordens e vendo que isso não estava de acordo, distribuiu a Palavra entre todos. Seriam livres para criar àquilo que desejassem, mas, estariam cientes dA Profecia:

“Entrego-lhes o poder de criar qualquer coisa, seja para o Bem ou para o Mal, porém, se um dia sua criação ir contra vocês em busca de seu próprio fim, eu despertarei minha Ira e apagarei todos para recomeçar. Toda vida que criarem não poderão controlar, pois assim como dividi a Palavra com vocês, seus filhos também receberão. E para os filhos dos seus filhos até o fim da profecia”.

Os anjos receberam sua própria parte do Vaartari para criar. E cada um ficou a cargo de uma função. No Grande Salão da Criação, Alvieh, o mais poderoso deles, chamou seus irmãos e entregou-lhes seus objetivos.

Para Urlka e Jahter, entregou as chaves da Existência: O Tempo e o Espaço.

Para Deronion entregou o Primeiro Palco, o mundo do Céu Arcano e o nomeou de Declonious: O Reino dos Julgadores.

Para Erde entregou o Segundo Palco, o mundo dos Mortais e o nomeou de Terra Média (Thenderion): O Reino da Profecia

Para Celeste entregou o Terceiro Palco , o mundo do Céu Espiritual e o nomeou de Angkor: O Reino dos Guias.

Para Sheron entregou o Quarto Palco, o último e mundo das Estrelas e o nomeou de Prime: O Reino dos Sonhos.

E para seu irmão mais novo, Messiah, foi lhe dado a missão de repassar a profecia para todas as criaturas até o fim dos tempos. O único entre eles que poderia ultrapassar qualquer barreira entre os Planos e o Tempo e Espaço.

Por último, Alvieh ficou com a missão de coordenar seus irmãos e cuidar da Chama Eterna e do Vaartari.

Durante o processo da criação Alvieh e Messiah observava seus irmãos na criação dos Planos, e mesmo querendo ajudar, tinham sido proibidos pelo Criador.

Deronion criou seu mundo em dois dias. No primeiro dia criou a terra e no segundo dia criou seus filhos e sua morada. Devilukes, Ébanos e Pionss foram sua criação e juntos formavam o Junggneon, a ordem do Julgamento e da Penitencia. Os Devilukes eram o corpo da ordem e seus soldados. Os Ébanos eram os guardiões da Fortaleza das Almas e, por fim, os Psionns eram os observadores e arquivistas de tudo. Junggneon era responsável pela ordem e os princípios do equilíbrio de todos outros planos.

Raças OriginaisLocalizaçãoFunçãoEm Thedas?
DevilukesDeclonious, templos da Ordem de JungenneonSeguir e exercer as funções de JungnneonSim, houveram três grandes famílias: Czar, Neshir e Belron cuja função era ajudar os filhos da profecia
ÉbanosDeclonious, Fortaleza das AlmasProteger a Fortaleza das AlmasNão
PsionnsDeclonious, Mashahid Qaelmuraqiban – o Salão dos EspectadoresArquivar e Observar todas as coisasSim, todos os 20 Psionns deveriam viajar entre os planos para destruir qualquer conhecimento que poderia ser utilizado contra os filhos da profecia

Erde criou seu mundo em três dias. No primeiro criou a terra, o mar e o reino de Primórdia – a terra dos primordiais. No segundo dia criou a flora, a fauna e o reino de Faeryell – a terra das fadas. No terceiro dia ela criou as forças que moldavam seu mundo e as sementes da criação. O Reino da Profecia estava pronto e Erde avisou ao Criador.

Raças OriginaisRaças da YggdrasilRaças dos PlanosRaças da DeusaRaça das Sombras
AnãoAnimorfoAngelAshayGoblin
ElfoCelestialDevilukeTechnoMaoyang
HumanoDemokinPsionnsTuryansOrc
DragonatoElfo (Drow)  Sombra
DragonianElfo (Lunare)  Tiefling
DuendeGrago   
ElementalHalfling   
FadaKroog   
GnomoKrull   
KoboldNeshiga   

Celeste criou seu mundo em dois dias: No primeiro dia criou o mar, as terras por baixo dele e os céus. No segundo dia criou seus filhos e sua morada. Angels, Tronos, Querubins e Seraphins foram sua criação e juntos formavam o Ângellion, a ordem da Justiça e da Verdade. Os Angels eram o corpo da ordem e seus seguidores. Os Tronos faziam parta da Pena e cuidavam da Verdade, os Querubins faziam parte do Escudo e eram os guardiões do Templo do Juízo e, por fim, os Seraphins faziam parte da Espada, àqueles que carregavam e traziam a justiça divina. Ângellion era responsável pela ordem e os princípios do livre arbítrio.

Raças OriginaisLocalizaçãoFunçãoEm Thedas?
AngelAngkor, Templo da Ordem de ÂngellionSeguir e exercer as funções de ÂngellionSim, pequenos grupos seguiram os três Seraphins e seus arcanjos
TronosAngkor, Templo do JuízoCuidar da VerdadeNão
QuerubinsAngkor, Templo do JuízoProteger a Verdade e guardar o Templo do JuízoNão
SeraphinsAngkor, Templo da JustiçaLevar a Justiça Divina para onde é necessáriaSim, houveram três: Gabriel, Miguel e Rafael, cuja função era ajudar os filhos da profecia

Sheron criou seu mundo em sete dias pois ele era vasto e tinha muitas coisas. No primeiro dia criou os céus de seus inúmeros reinos e deu a eles uma porção de terra. E vendo que tudo estava engolido pela escuridão do Vazio, entregou-lhe as luzes do Criador para o dia iluminar. No segundo dia moldou suas terras: separou os céus, a própria terra e o mar e deu a cada uma função e regras. No terceiro dia percebeu que seus reinos estavam tristes e por isso resolveu dá-los cor. Criou inúmeras plantas e flores e sob a superfície dos mundos, tudo ficou mais bonito. No quarto dia vendo que sem distinção entre dia e noite, o tempo não poderia ser contado. Assim criou o passar do dia e noite e junto a isso as estrelas, a lua e o sol. No quinto dia vendo a solidão em seus reinos, criou os primeiros animais: os peixes e todos que viveriam no mar e as aves e todos que viveriam pelos céus. No sexto dia, não contente apenas pelos jardins de seus reinos, criou também os primeiros animais que viveriam na terra firme. Por fim, Sheron satisfeita com sua criação, avisou ao Criador. No último dia da criação, o Criador então espalhou a Palavra sob todas criaturas vivas e vendo que Sheron não tinha criado seus filhos, perguntou. Ela não soube responder, pois já estava satisfeita com tudo que tinha criado, então o Criador deu-lhe uma semente especial. Diante disso, Sheron deu a origem aos Proterions e estes seriam os arquitetos desse vasto mundo.

Raças OriginaisEm Thedas?
Arquiteto (Proterions)Não.
AshaySim. surgiram através da Lágrima da Deusa
TechnoSim. surgiram através do Portal Zero
TuryanSim, surgiram através do Portal Zero

Quando o Processo de Criação terminou, cada anjo foi chamado mais uma vez por Alvieh e diante do Criador, receberam o seguinte aviso: “Agora que a criação está completa, satisfeitos, observem seus filhos crescerem, viverem e evoluírem. Agora em diante, serão proibidos de interferir diretamente até que seja o Fim do Tempo. Acredite em seus filhos, frutos de sua própria criação, e vivam eternamente enquanto eles viverem”. Depois de seu último aviso, o Criador despediu-se e voltou para o Mundo dos Deuses.

Incontáveis anos e dias se passaram, para qualquer era ou tempo e vendo que seus filhos estavam caminhando para a profecia, os anjos se reuniram. Estavam com medo e temiam por seus filhos e mundos. Erde temia pela sua criação pois de seu mundo A Profecia seria completa e vendo isso, pediu ajuda para seus irmãos.

Urlka separou o Tempo em diferentes linhas, a Linha de Órus, e assim prolongou a vinda dA Profecia até pudessem mudar os atos de seus filhos.

Jahter criou o Salão entre Planos para que seus filhos pudessem se encontrar e se ajudar. Além disso, criou o Salão do Fim, os anjos que interferissem diretamente iriam aguardar a chegada do Criador, pois aquele que desobedecesse sua ordem seria transformado em uma estátua de ouro onde quer que estivesse.

Erde não tinha medo de seu futuro, e por isso decidiu entrar em seu próprio mundo. Porém, ainda que boas eram suas intenções, várias regras do Criador tinham sido quebradas. Sua decisão a transformou na Yggdrasil, a árvore que acolheria todos outros mundos e planos e que estaria ligada diretamente ao Salão entre Planos. Antes de se transformar em árvore, suas lágrimas se espalharam por toda Terra Média e de cada gota uma nova raça surgiu.

Denorian foi até o Salão do Fim e de lá ordenou que suas criações fossem para Thedas afim de ajudar os filhos da profecia. Czar, Neshir e Belron junto com alguns seguidores do Junggneon. Para os Psionns deu à eles a ordem de nunca deixar que o conhecimento que traria o desequilíbrio perpetuasse pelos mundos. E sabendo das consequências, se transformou numa estátua de ouro.

Celeste estava junto com seu irmão quando o viu se transformar na estátua, só que, também disposta a ajudar seus filhos e aos filhos da profecia, pediu que três Seraphins: Gabriel, Rafael e Miguel, junto com alguns seguidores do Ângellion, partissem para Thedas a fim de guiar os filhos da profecia. Como consequência, se transformou numa estátua de ouro.

Sheron então ficou sozinha no grande salão e chorou por sete dias e sete noites. Suas lágrimas espalharam por todo Vaartari e criaram as inúmeras estrelas. Algumas delas adentraram os Planos de seus irmãos transformando-se nas Lágrimas das Deusas. Sem influência noutros planos, Sheron desapareceu além do Navieh.

Por fim, Messiah decidido a ajudar, levou a mensagem diante de todos os planos e tempos, e não importando qual, repassou A Profecia para os filhos de seus irmãos e aos filhos da Profecia.
Alvieh, o mais poderoso dos anjos, vendo o que eles tinham feito, deu-lhes o julgamento final. E condenados, cada anjo que não tinha sido sacrificado perdeu sua Chama Eterna e seus presentes dado pelo Criador.

Porém ao ver a ausência do Criador e agora de seus irmãos, Alvieh se declarou o Único e pôs a observar os mundos à sua própria sorte. E como Messiah tinha o poder de caminhar entre os mundos começou a mudá-los aos seus desejos. Porém, suas criações eram grotescas e malévolas e por ter sua visão estava turva, não percebia a alteração nos mundos de seus irmãos. Eis que chegará o Fim do Tempo e deveremos estar preparados para lutar por nossas próprias vidas e de todos aqueles que um dia juramos salvar.

O Armagedon

“Para uma nova batalha o Criador convocou
Ele que tem a visão de ser um Vencedor
Ele que quer fazer de seu povo uma forte nação que vai decidir tudo no Amargedon
Eu irei lutar no Amargeon
E irei lutar na Batalha Final
Sacrificando e gritando em Valar “Sobre Vallinor minha alma descansará”
Eu já estou nesta batalha e quero ver
O Único Criador mostrar seu verdadeiro poder
Não posso ficar parado e devo lutar
E sua Glória Ínfima tempestará
Estou convocado ao Amargedon
E irei lutar na Batalha Final
Sacrificando e gritando em Valar “Minha porta da vitória se abrirá”

Conclusão

Obrigado por ler até aqui. O que achou? Como você define a origem do seu universo, seja ele real (afinal estamos em um), seja ele em uma história contada entre seu grupo. Deixe seu comentário e opinião e até a próxima. o/

Patrick Leo
Patrick Leo

Deixe um Comentário

Arkana-RPG
Fique a vontade de usar qualquer parte do sistema ou cenário para criação do seu próprio jogo!
Quer ver esses posts?
Siga-nos

Fique por dentro das novidades

Nós respeitamos sua privacidade e por isso não enviaremos spam.