O que é Arkana?
Arkana vem da palavra Arcano, que vem do Latim Arcanus, “secreto, escondido”, que vem de Ancere, “fechar, conter”, e por fim de Arca, “caixa, baú”. Ou seja, tudo que é escondido, incerto e misterioso para nós se chama Arcana.
E por que o “K”? Porque vem de Ki (Qi, Ch’i), um conceito fundamental da cultura tradicional chinesa que representa o elemento que se manifesta como uma força cósmica que criou e está em todas coisas do universo. Além disso…
Em Andino (Quechua, Amyra), do povo Inca, Arkana seria Harkana (hark’ana, arkay), a “canção/conjuro” da defesa passiva sobre alguém que controla os poderes da tinguna: emanação eletromagnética que pode adotar qualquer forma – como plantas, animais, espíritos ou objetos – que são úteis como uma defesa contra o ataque sobrenatural
Arkana é um mundo, Arkana é um conceito, Arkana é uma força mágica, Arkana é Tudo.

E o que é no Mundo de Arkana?
Arkana é o nome atribuído a Fonte, a Chama da Vida e ao Fogo Imortal.
Arkana é o equilíbrio sendo Arkay (e Sirtay) aquilo que faz parte do Bem e do Mal.
Arcana é Espírito Elemental da Arcana. Um espírito misterioso e talvez um dos poucos a não terem um vínculo direto com os outros elementos do mundo.
Arkana é o “país” mais novo a declarar território fixo em Maltier (continente) e possível centro de todas energias mágicas e sobrenaturais de Thenderion.
Arcano é quando nos referimos a magia propriamente dita criada e manipulada através de um Sollerum. Arcana é como mágica!
Então: Arkana é “o mistério que está em todas as coisas, é o mistério que nos protege, é a arma e o escudo, é a vida e a morte“.
Nossa Terra
Terra Média, Thedarion, ou como muitos de seus filhos a chamam: Thedas, é um Mundo de Fantasia Medieval povoada pelas mais diversas raças, tais como Elfos, Anões, Humanos e muitas outras. E, apesar da Magia e da Fantasia, é como nossa Terra em diversos valores relacionados à Moral, Ética e Dever. Além disso, nossos animais, como coelhos, corvos ou cavalos, são tão facilmente encontrados em Arkana quanto outros animais e criaturas fantásticas como Pégasos, Grifos e Dragões.
O que você faria se observasse, de uma hora outra outra, um embate de proporções absurdas entre Divinos ou Entidades Cósmicas? Pois bem, em Thedas e no Vaartari — o universo onde ele se encontra — isso é possível. Basta segurar seu chapéu e cruzar os dedos para que eles não esbarrem no seu caminho.
Sobre outros aspectos, temos a Economia, que em Thedas é bem complexa pois em cada Reino, além dos continentes que os separam, possuem seus próprios jeitos e maneiras de comercializar. Você pode ser pego tentando negociar algo com uma moeda sem valor, então esteja atento a isso. E isso também vale para as diversas Religiões que cada raça, inclusive seus subgrupos, seguem e cultuam. Mesmo que o Cantar das Luzes tenha ganhado muita força, é possível encontrar templos de religiões antigas e menores espalhadas por todo o mundo.
E devido a natureza “humana” contida em todas raças viventes em Thedas, o termo “paz” nunca existiu de fato. Durante toda história e o que as Culturas Antigas nos deixaram, sempre houveram conflitos internos e entre elas. Mesmo estando na 4ª Era do Calendário Thenderiano a tensão entre os diferentes reinos se mantém no limite. E se tais conflitos não fossem suficiente para dificultar a vida dos viventes desse mundo, eis que aparecem ameaças como A Ruína, Deuses Antigos ou mesmo inimigos de outras realidades como O Vazio e a Zona Negativa.
